Dores nas pernas causas comuns e o que fazer

Dicas No.268 | postado em Jueves, 10 Febrero 2022

As dores nas pernas podem acontecer devido à má circulação, dor ciática, excesso de esforço físico ou neuropatia e, por isso, para identificar a sua causa deve-se observar o local exato e as características da dor, assim como se as duas pernas são afetadas ou somente uma e se a dor piora ou melhora com o repouso.
Normalmente a dor na perna que não melhora com o repouso indica problemas de circulação, como doença vascular periférica, enquanto dor nas pernas ao acordar pode ser sinal de câimbra noturna ou de falta de circulação. Já a dor nas pernas e nas costas pode ser sintoma de problemas na coluna ou compressão do nervo ciático.
Para identificar a causa da dor nas pernas, o médico avalia as curvaturas da coluna e extremidades ósseas, e pode realizar exames de provocação de dor, além da palpação do abdômen para avaliar se há dor na região abdominal ou pélvica. Além disso, podem ser indicados exames de sangue, do líquido sinovial e de imagem, como raio X ou ressonância magnética. Com base nos resultados, pode-se chegar ao diagnóstico e indica-se o tratamento mais indicado para cada caso.
As dores nas pernas de causa osteo muscular não segue o trajeto dos nervos e pioram ao movimentar as pernas. Algumas alterações que podem ser a causa da dor incluem miosite, tenossinovite, abscesso da coxa e fibromialgia.
 As dores muscular podem surgir após um esforço físico repentino, como depois de praticar exercício físico  ou ao usar um sapato desconfortável.
Tomar um banho morno e deitar com as pernas elevadas facilita a circulação sanguínea, reduzindo o cansaço. O repouso também é importante, mas não há necessidade de repouso absoluto, sendo indicado apenas evitar os treinos e grandes esforços. Em caso de tendinite o uso de gelo e pomadas anti-inflamatórias podem auxiliar a cura mais rápida. 
Especialmente nos idosos, a dor nas pernas pode estar relacionada a problemas ortopédicos como artrite ou artrose. Nestes casos outros sintomas devem estar presentes como dor nas articulações e rigidez nos primeiros 15 minutos da manhã. A dor pode não estar presente todos os dias mas tende a piorar ao realizar esforços, e reduz com o repouso.
A deformidade dos joelhos pode indicar artrose, enquanto que uma aparência mais avermelhada e quente pode indicar artrite. No entanto, a dor no joelho também pode estar presente após uma queda, doenças do quadril ou diferença no comprimento das pernas. 
Nesse caso podes aplicar uma compressa quente sobre a articulação afetada, como joelho ou tornozelo, durante cerca de 15 minutos. Além disso, é recomendado consultar o ortopedista pois pode ser necessário tomar anti-inflamatórios ou fazer fisioterapia. 
É aconselhado ir ao médico quando a dor nas pernas é muito intensa ou quando existem outros sinais e sintomas, etc.


 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Festa de Fim de Ano, todos os cuidados a ter para garantir o bem-estar dos idosos

O ano de 2021 ficará sempre marcado pela pandemia do covid-19 e as f...

Dicas de Interdomicilio ao serviço da sociedade

Regra geral incluem uma diversidade alargada de serviços que procura...

Como a ansiedade pode afetar os idosos

Tal como a depressão, os distúrbios de ansiedade não s...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar