Doenças do pâncreas na Terceira Idade

Dicas No.301 | postado em Miércoles, 30 Marzo 2022

O câncer no pâncreas é um tipo de tumor maligno que normalmente não leva ao aparecimento de sinais e sintomas nos estágios iniciais e, por isso, costuma ser descoberto quando a doença já está mais avançada, como fraqueza, tontura, anemia, icterícia e perda de peso sem causa aparente, resultando em menor chance de cura.
O diagnóstico do câncer de pâncreas é feito inicialmente pelo gastroenterologista ou clínico geral por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados, assim como através da realização de exames laboratoriais e de imagem. A partir do resultado dos exames, é possível verificar o estágio do câncer e, assim, ser possível iniciar o tratamento mais adequado.
As principais doenças do pâncreas são a pancreatite e o câncer. Além disso, tais doenças estão relacionadas ao diabetes. Sua avaliação é feita através de exames laboratoriais amilase, e pela tomografia computadorizada e pela ressonância nuclear magnética.
A pancreatite é a inflamação do pâncreas. Em geral está relacionada ao alcoolismo e a doenças de vias biliares e pode também ocorrer devido ao uso de determinados medicamentos, como diuréticos. Na forma aguda pode ter evolução grave, levando ao estado de choque e à morte. Na forma crônica o quadro é benigno.
A doença ocorre em qualquer idade, sendo mais grave na 3ª idade. Caracteristicamente se manifesta com dores abdominais intensas, com irradiação para as costas, há  náuseas e vômitos, freqüentemente há hipotensão arterial e falta de ar. 
 E inicialmente o câncer de pâncreas pode causar um ligeiro desconforto após as refeições, como uma má digestão e uma leve dor abdominal, na região do estômago. Os sintomas do câncer no pâncreas mais avançado geralmente são os que chamam mais atenção, podendo ser:
Fraqueza, tontura, diarreia,
perca de peso sem causas  aparente, perca do apetite e anemia.
 As principais complicações são a formação de pseudocisto e abscesso no pâncreas. Pode levar a graves distúrbios cardiovasculares e renais. Pode levar ao diabetes.
O tratamento em geral é clínico, sendo que nas formas agudas em geral há necessidade de cuidados intensivos. No pseudocisto de pâncreas e no abcesso o tratamento é cirúrgico.
O câncer de pâncreas é um tipo de câncer que atinge, em sua maioria, idosos, de 70 a 80 anos, principalmente do sexo masculino. Tal doença é grave e com alta mortalidade. Está relacionada com tabagismo, consumo de carne e de gordura animal. Pode levar a tromboflebite, ao diabetes e a distúrbios psiquiátricos.
Manifesta-se com cólicas abdominais, icterícia, perda de peso, diarréia e fraqueza.
A ultra-sonografia abdominal e a tomografia computadorizada são exames fundamentais para o diagnóstico.
O consumo excessivo de alimentos ricos em gordura, carnes vermelhas, bebidas alcoólicas, ter tido pancreatite e o fato de trabalhar em locais onde esteja exposto a produtos químicos como solventes ou petróleo por mais de 1 ano, também aumentam o risco desta doença, etc...




 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

O que idosos e cuidadores precisam saber sobre prótese dentária

As próteses dentárias na terceira idade são utilizadas...

Dores nos joelhos dos idosos: Conheça os sintomas, causas e tratamentos

A expectativa de vida tem aumentado constantemente, e passamos cada vez mai...

Cuidados Personalizados: Como os Lares Privados Atendem às Necessidades dos Idosos

À medida que as pessoas envelhecem, é natural que possam prec...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar