Os problemas da tiroide podem afetar muito os idosos, embora, na maior parte das vezes, é uma doença que nem sempre é diagnosticada.
Hipertiroidismo:
É comum nos doentes idosos. Na maior parte dos casos os sintomas são típicos. nervosismo, palpitações, hipersudorese, tremor e perda de peso. Noutras situações os sintomas de hipertiroidismo podem ser escassos. Pode estar ausente o nervosismo, intolerância ao calor, aumento do apetite e o bócio aumento do volume da tiróide. O metabolismo aumentado associado à perda do apetite condiciona uma perda de peso marcada, sendo frequente a suspeita clínica de depressão ou neoplasia antes do diagnóstico correcto. Nos doentes idosos a apatia e a falta de forças são sintomas frequentes.
Geralmente o tratamento apenas é eficaz enquanto é administrado, sendo a recaída frequente após a suspensão. Devido a este facto, e também pela possibilidade de certos efeitos secundários graves diminuição dos glóbulos brancos, estes medicamentos são menos utilizados.
Raramente a cirurgia é indicada no tratamento do hipertiroidismo. Pode ser necessária no caso de um aumento marcado da tiróide com sintomas compressivos dificuldade na deglutição ou na respiração.
O sinal mais precoce é um aumento da TSH. O hipotiroidismo é frequente nos indivíduos idosos. Grandes estudos populacionais demonstram que uma em cada dez mulheres com mais de 65 anos tem um valor de TSH elevado. A grande maioria não tem qualquer sintoma, no entanto pode ser o início de uma falência da tiróide. É fundamental o seguimento regular destas situações.
Os sintomas de hipotiroidismo podem ser semelhantes ao processo de envelhecimento, daí, por vezes, a dificuldade de diagnóstico. É uma situação que se instala muito lentamente, passando despercebida. É frequente o doente consultar vários médicos antes do diagnóstico correcto. Os sintomas mais frequentes são, falta de forças, lentificação, voz rouca, pele seca, aumento de peso, intolerância ao frio, surdez, cãibras, formigueiros, desequilíbrio na marcha, anemia, obstipação.
O diagnóstico de hipotiroidismo pode ser difícil com base apenas no exame físico. Determinadas características nos doentes ou seus familiares directos podem sugerir o diagnóstico. A presença de diabetes juvenil, artrite reumatóide, anemia perniciosa, manchas brancas na pele vitíligo, e peladas no cabelo aumenta a probabilidade de uma deficiência da tiróide.
As análises ao sangue revelam um aumento da concentração de TSH, com as hormonas tiroideias, T3 e T4 baixas. Pode haver apenas um aumento da TSH com T3 e T4 normais.
Frequentemente são detectados anticorpos dirigidos contra componentes da tiróide.
A presença de T3 ou T4 diminuídas com TSH elevada requer tratamento.
O hipotiroidismo quando é diagnosticado frequentemente já tem muitos meses ou anos de evolução, de modo que o organismo já está adaptado, sendo todo o seu funcionamento lentificado. Se a substituição se efectua com doses demasiado elevadas, pode levar a uma sobrecarga excessiva para o organismo e sobretudo para o coração.
O papel dos que prestam cuidados pessoais é vital para o bem-estar d...
A profissão de cuidadores de idosos existe há bastante tempo,...
A bronquite corresponde a um processo de inflamação das princ...