Direitos dos idosos

Dicas No.209 | postado em Miércoles, 10 Noviembre 2021

As mulheres e os homens idosos têm os mesmos direitos que qualquer outra pessoa, independentemente da sua idade e ou da situação de dependência. As  pessoas idosas são cidadãs com plena capacidade para reger a sua pessoa e os seus bens de forma livre e autónoma.
Às vitimas de crimes é reconhecido um conjunto de direitos, que estas podem exercer de forma a suprirem as suas necessidades e defenderem os seus interesses e expetativas.
As pessoas idosas devem permanecer integradas na sociedade, participar ativamente na formulação e na aplicação das políticas que afetam diretamente o seu bem-estar e poder compartilhar os seus conhecimentos e habilidades com gerações mais jovens.
Poder procurar e aproveitar oportunidades de prestar serviços na comunidade e trabalhar voluntariamente em postos apropriados aos seus interesses e capacidades.
As pessoas idosas devem poder desfrutar dos cuidados e da proteção da família e da comunidade.
Ter acesso a serviços de saúde que os ajudem a manter e recuperar o nível ótimo de bem-estar físico, mental e emocional, assim como para prevenir ou retardar o surgimento de doenças.
As pessoas idosas devem poder aproveitar as oportunidades para pleno desenvolvimento do seu potencial.
Ter acesso aos recursos educativos, espirituais e recreativos da sociedade.
Há cada vez mais idosos que vivem em situação de total carência, precariedade e abandono, enquanto os seus familiares vivem em situação confortável. Assim sendo, a pessoa idosa tem direito a receber pensão de alimentos dos filhos ou outros descendentes desde que não possuam meios próprios de se sustentar.
As pessoas idosas deverão poder viver com dignidade e seguridade, livres de explorações e de maus tratos físicos ou mentais.
Receber um tratamento digno, independentemente da idade, sexo, raça ou etnia, ou outras condições, sendo valorizadas independentemente da sua condição económica.
As pessoas idosas deverão poder viver com dignidade e seguridade, livres de explorações e de maus tratos físicos ou mentais.
Receber um tratamento digno, independentemente da idade, sexo, raça ou etnia, ou outras condições, sendo valorizadas independentemente da sua condição económica.
Poder viver em ambientes seguros adaptáveis à sua preferência pessoal, que sejam passíveis de mudança, etc.

 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Os idosos e os animais de estimação

​Os animais de estimação são uma fonte inquestion&aa...

DICAS PARA SE CONTRATAR UM CUIDADOR DE IDOSOS

Cuidador é um ser humano de qualidades especiais, expressas pelo for...

Alimentos que estimulam o sistema imunitário dos idosos

Com a chegada do inverno é essencial reforçar os cuidados com...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar