Dieta ideal para idosos, proteínas de qualidade e menos gordura

Dicas No.296 | postado em Miércoles, 23 Marzo 2022

Idosos devem consumir proteínas de qualidade, para manter a massa muscular. 
Os idosos têm necessidades nutricionais específicas. Ao longo dos anos, a massa muscular pode diminuir como parte natural do envelhecimento e a queima de calorias já não ocorre com tanta eficiência. Por isso, pode ser preciso fazer ajustes na dieta.
Uma alimentação saudável, variada e em quantidades adequadas fornece todos os nutrientes que os idosos precisam. Também é importante privilegiar alimentos frescos e naturais em detrimentos dos altamente processados e calóricos.
Privilegiar o consumo de alimentos variados é importante para obter todos os nutrientes necessários. Portanto, o prato colorido é fundamental.
Refeições saudáveis devem incluir,  proteínas magras, carnes magras, frutos do mar, ovos, feijão,  frutas e vegetais, como laranja, maçã e folhas verdes, grãos integrais.
Laticínios com baixo teor de gordura, alimentos ricos em fibras e com baixo teor de sódio ou sal.
Ou seja, acrescente no prato um pouco de proteína vegetal e animal para reforçar a massa muscular do corpo, além de adicionar carboidratos e vegetais.
Uma dieta rica em proteínas e com poucas calorias pode ajudar os idosos a evitar problemas comuns do envelhecimento, como a perda de massa muscular.
O Ministério da Saúde  reforça a importância do consumo de proteínas de qualidade ao longo de toda a vida e principalmente no envelhecimento. Alimentos consumidos em sua forma integral, como arroz, aveia, milho, abóbora e mandioca são boas fontes de energia e podem ser combinados com feijão, outras leguminosas de boa qualidade ou carnes magras, por exemplo. Não se esqueça de acrescentar uma porção de frutas, legumes ou salada em todas as refeições.
Dependendo das condições do idoso, poderá ser necessário seguir uma dieta específica, que pode incluir alimentos mais fáceis de mastigar, suplementos ou até mesmo a alimentação enteral, uma dieta líquida administrada por uma sonda pelo nariz ou abdome. Portanto, diante de qualquer sinal de que algo não vai bem, deve-se procurar o médico para recomendações específicas.
Realize exames de sangue anualmente e consulte um profissional de medicina preventiva, pois existem terapias que podem te ajudar a se prevenir de doenças como hipertensão, osteoporose, câncer, entre outras.
Todo idoso deve se manter ativo para ter ser mais independente e, ao mesmo tempo, ter uma ótima qualidade de vida, etc...




 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Por que os idosos precisam de uma dieta rica em proteínas

Não importa sua idade ou nível de condicionamento físi...

O fenómeno do síndrome do medo de cair

O medo de cair é um fator muito comum em idosos, principalmente naqu...

O que não pode faltar numa ementa para idosos

A alimentação é uma grande aliada na preservaç&...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar