A perda de algumas capacidades físicas e cognitivas pode afetar seriamente o estado de espírito dos idosos, o que leva a que muitos acabem por criar rotinas muito monótonas e solitárias que só contribuem para a perda de qualidade de vida. Por isso, é importante que nos lares e nos centros de dia se realizem atividades e jogos devidamente adequados às limitações de cada pessoa. Estas atividades recreativas devem, acima de tudo, proporcionar novas descobertas e ensinamentos, momentos de alegria e descontração onde as capacidades e competências de cada pessoa são tidas em conta.
Os jogos de mesa são um clássico dos jogos lúdicos para idosos. À semelhança de outros jogos de mesa, esta é uma atividade recreativa que promove a interação social e que permite a criação de novas amizades. Além da interação social, é também possível melhorar a capacidade de perceção, memória, agilidade e tempo de reação.
Os jogos de cartas são uma excelente forma de reunir todos os idosos que se encontram em lares e centros de dia para dias bem passados. Estes exigem agilidade mental, o que ajuda a preservar e melhorar as capacidades cognitivas dos jogadores e fomentando, ao mesmo tempo, o espírito de equipa e a superação de desafios.
Dançar também ajuda a exercitar o corpo e a mente e é uma excelente forma de aliar a recreação para idosos com a atividade física. Promove a interação entre pessoas o que garante o benefício das relações afetivas para os idosos.
Palavras cruzadas são um exemplo de jogos que estimulam a memória e interacção de todos. Por exemplo, sopa de letras, jogos de memória, etc..
Com a chegada do verão, as idas à praia fazem parte dos plano...
A importância da higiene e desinfeção nos lares d...
A hemodiálise é um tratamento vital para muitos idosos que so...