Às vezes, é difícil escolher uma prenda que seja adaptada quer às necessidades quer às aos desejos dos idosos, sejam eles os nossos avós, amigos, vizinhos. Os idosos já receberam milhares de presentes ao longo das suas vidas e nem sempre têm os mesmos gostos que nós ou encaram o quotidiano da mesma forma.
Mas, actualmente, ideias práticas de presentes, ergonómicos, úteis ou simplesmente agradáveis, não faltam. Como por exemplos:
Os idosos sofrem frequentemente de problemas de visão. Pode oferecer ao seu familiar um relógio ou um alarme de voz, com mensagem pré-gravada, com números grandes e luminosos, etc. Cada vez mais há start-ups a inventar acessórios para idosos que sofrem da doença de Alzheimer ou de outros distúrbios de memória. Existem várias ajudas eletrónicas e de voz, onde é possível gravar lembretes e mensagens personalizadas.
Actualmente, há várias alternativas para personalizar uma colcha. Por exemplo, com uma série de fotografias da família do idoso. Senão, pode optar por pôr as mãos à obra e fazer uma você mesmo. Ficamos sempre felizes quando alguém faz algo expressamente a pensar em nós.
Meias, pantufas e pijamas.
Todos usamos e existem desde os mais fofinhos aos mais sofisticados, quentinhos, de seda. É importante que sejam confortáveis e que se adequem ao idoso. E se ele tem problemas de circulação, por que não oferecer meias de compressão. Há agora modelos que poderão adicionar um pouco de alegria ao uso de roupas necessárias para a boa saúde dos idosos.
Roupas para sair a passear práticas e quentes, mas de cores e padrões alegres, livros de ginástica mental ou para colorir; puzzles com peças grandes e fáceis de encaixar ou mesmo um porta-retratos digital, pré-configurado com várias fotografias de familiares e amigos, ao invés da clássica moldura estática. Se oferecer um livro, acrescente uma lupa portátil e se possível iluminada ou ensine o idoso a ouvir livros em áudio, etc.
As pessoas com problemas de saúde pré-existentes como doen&cc...
é importante a higiene pessoal do idoso,temos que ter os devidos cui...
Sentir stress e ansiedade em tempos de COVID-19 é natural. Afinal de...