Dicas práticas de ergonomia para cuidadores de idosos

Dicas No.214 | postado em Miércoles, 17 Noviembre 2021

Como já deve ter reparado, cuidar de alguém pode incluir muitas atividades de levantar pesos e flexões  ajudar o seu ente querido a deitar-se ou a levantar-se da cama, vestir-se, entrar ou sair da cadeira de rodas, e mais. De facto, está rodeado de riscos potenciais para o seu corpo  a forma como a sua mobília está organizada é apenas um exemplo. Consequentemente, é importante prevenir acidentes. Caso contrário, poderá magoar-se a si ou ao seu ente querido. Felizmente, existem formas de se proteger contra esforços e outras lesões. Fazem parte de um assunto denominado ergonomia. 
A ergonomia está relacionada com a forma como se movimenta e levanta pesos e a forma como as coisas ao seu redor  cama, cadeiras e mesas, por exemplo estão organizadas.
Para levantar o idoso de forma segura.
Certifique-se de que está o mais próximo possível da pessoa que vai levantar.
Posicione os seus pés e costas para que fiquem perfeitamente estáveis, com os pés a apontar na direção do seu ente querido.
Proteja as suas costas ao levantar o seu ente querido dobrando os joelhos em posição acocorada para preparar o levantamento. Mantenha as suas costas direitas e utilize os seus músculos abdominais para levantar.
Ao levantar, tente manter-se o mais próximo possível do seu ente querido. Isto ajudará a evitar lesões nas suas costas ao inclinar-se ou dobrar-se. Esta também é uma abordagem eficaz para virar o seu ente querido de um lado para o outro, ou da posição de costas para uma posição lateral.
Levante ou movimente o idoso  com um movimento fluido e suave. 
Certifique-se de que a cadeira e mesa de cabeceira do seu idoso  estão a uma altura semelhante, consegue chegar à cama por ambos os lados, não existem obstáculos no caminho que percorre para mover o seu ente querido, consegue mudar facilmente a posição do encosto.
Por vezes, os locais onde o seu ente querido se senta ou deita ficam molhados. Pode acontecer num sofá, poltrona, roupa de cama, colchão ou tapete. Isto pode levar a que os pavimentos fiquem molhados e escorregadios, podendo criar perigos para si e para a pessoa de quem está a cuidar, etc.


 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Desafios e Conquistas: Reflexões sobre o Envelhecimento na Sociedade Contemporânea

À medida que a sociedade contemporânea enfrenta mudança...

Dicas para reforçar o sistema imunitário depois dos 65 anos

Os nossos sistemas imunitários ajudam-nos a permanecer saudáv...

EXERCÍCIOS ESSENCIAIS PARA IDOSOS ACAMADOS

Quando um idoso está acamado, alguns familiares tendem a pensar que ...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar