Dicas para ter um envelhecimento ativo

Dicas No.212 | postado em Lunes, 15 Noviembre 2021

Aproveite os tempos livres, evite a solidão, viva com saúde, participação e segurança.
Evite a solidão, quanto mais uma pessoa se isola, à medida que o tempo vai passando, mais isolada quer estar. O número de pessoas que vivem sozinhas, sem família ou companheiro, cada vez maior nas grandes cidades da Europa e da América. Segundo alguns psicólogos, este grupo está mais exposto a sofrer de doenças físicas e psíquicas, o seu sistema imunológico mostra-se menos estável, menos forte e mais propício a contrair doenças crónicas.
Apesar dos  famíliares representar uma fonte de relacionamento seguro, os idosos apreciam os contactos sociais com amigos da mesma idade. Assim se explica o interesse por diversas atividades que implicam o relacionamento interpessoal, como, por exemplo, as danças de salão.
Por seu turno, desportos como a hidroginástica, o ioga e a ginástica são especialmente preparados para atenuar as dores e para manter os músculos ativos, sem esquecer as limitações e as fragilidades que, muitas vezes, surgem nesta idade. Os homens interessam-se muito pelos jogos de cartas, dominó e xadrez. Assim, conseguem interagir socialmente, ao mesmo tempo que mantêm o cérebro ativo, estimulando a rapidez de raciocínio.
Também são boas oportunidades para conversar sobre os mais variados assuntos com os seus pares. Os passeios e as excursões constituem outra forma divertida e produtiva de conhecer locais que ainda não tinha havido oportunidade de visitar. Além do que já referimos, é também nesta idade que, muitas vezes, se descobrem talentos.
Há idosos que se dedicam ao voluntariado ou que investem em formação. Todas estas atividades ajudam a eles sentir-se útil na sociedade, para além do contributo positivo que os mais velhos representam para a economia da sociedade,  etc.
 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

O fenómeno do síndrome do medo de cair

O medo de cair é um fator muito comum em idosos, principalmente naqu...

Como combater o cansaço quando somos idosos

À medida que envelhecemos, ficamos mais propensos a certas doen&cc...

Tratamentos para varizes medidas indicadas para os idosos

Muitas pessoas já ouviram falar de varizes, mas poucas entendem a su...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar