Cuidador é um ser humano de qualidades especiais, expressas pelo forte traço de amor à humanidade, de solidariedade e de doação.
Verificar as referências do cuidados é de fundamental importância, diante disso é importante que perguntes aos antigos empregadores.
Quais foram os motivos da saída do cuidador.
Os pontos positivos e os negativos do cuidador.
Se for o primeiro emprego da pessoa como cuidador, ligue para os locais onde ela trabalhava e faça os mesmos questionamentos.
Faça uma entrevista com o cuidador.
As entrevistas são muito importantes, este é o momento em que vais conversar com o cuidador e ter a sua primeira impressão. Não esqueça de apresentar o cuidador para o idoso que ele vai cuidar, mostre para ele todo o trabalho e como queres que ele cuide. Assim poderás perceber se ele sabe o que vai fazer e se tem conhecimento das atividades que vão ser realizadas.
Ser paciente é uma característica fundamental para um cuidador, principalmente se o idoso tiver algum grau de dependência, pois o idoso geralmente é mais lento para realizar toadas as suas atividades de vida diária e quando é dependente fica pior. A falta de paciência do cuidador faz com que ele não alimente o idoso adequadamente com qualidade e quantidades adequados podendo acarretar em desnutrição, a higienização do corpo e oral fica precária podendo causar assaduras, dor de dente, lesões na boca dentre outros, a quantidade de água oferecida fica diminuída podendo acarretar em desidratação. Ou seja se o cuidado é falho a situação do idoso pode se agravar.
Ser observador e atento é muito importante na hora do cuidado, pois, pequenos sinais podem indicar muito quando se sabe interpretar as necessidades. Um idoso que está dormindo demais, alimentando de menos, esquecendo com mais frequência, diminuindo os movimentos, caminhando com dificuldade, ou está muito calado, podem indicar muitas, e o cuidador deve estar atento, para passar a informação para a família para que se tome as providências o mais rápido possível.
Saber dá a medicação do idoso nas horas certas, usar roupas adequada, confortável, e limpa, onde o cuidador possa se movimentar com facilidade, calçados baixos e fechados, além disso, cabelos presos, unhas cortadas e higienizadas quando for homem, os cabelos bem cortados e barba feita, evitar decotes, roupas justas e curtas.
Um cuidador deve ter a capacidade de ajudar o idoso a realizar as suas atividades de vida diária, e dependendo do idoso isso requer força. Pois retirar o idoso da cama, levar para tomar banho, levar para tomar sol, trocar a roupa, ou até mesmo realizar atividades mais simples como passear com o idoso, ajuda-lo a calçar os sapatos dentre outro requer resistência física. Tudo isso é importante saber se o cuidador tem capacidades para cuidar do idoso.
Existem pré-requisitos básicos que todos os familiares e cuid...
O sono desempenha um papel fundamental na saúde e no bem-estar, espe...
Apesar da fase ser conhecida pelo declínio, com os alimentos correto...