Cerca de 70% dos portugueses apresentam níveis de colesterol acima dos valores recomendados, o que agrava o risco de poderem vir a sofrer de doenças cardiovasculares, se é que muitos já não padecem delas, ainda que não o saibam.
As frutas e legumes, os cereais integrais são uma importante fonte de antioxidantes amigos do coração e de fibra, que ajuda a reduzir o colesterol. As fibras dita solúveis, feijão seco, aveia e centeio funcionam como uma espécie de esponja que absorve o colesterol no trato digestivo.
O peixe e o óleo de peixe são importantes aliados no combate ao colesterol, graças ao ómega 2 e aos ácidos gordos. No entanto, se estiver a tomar anticoagulantes consulte o seu médico sobre a ingestão de óleos de peixe.
Os especialistas recomendam o consumo de peixe duas a três vezes por semana. Outras fontes de ómega 3 são soja, canola, sementes de linhaça, nozes e os respetivos óleos, ainda que não sejam ómega 3 da mesma natureza, também uma maçã por dia nem sabe o bem que lhe faz.
O bacate é das melhores fontes de gordura monoinsaturadas. Ajuda a aumentar o HDL e a reduzir o LDL. Com altos níveis de fibras solúveis, estabiliza os níveis de gordura no sangue, chá verde, é fonte de antioxidantes, combate o envelhecimento e ajuda a reduzir os níveis de LDL.
As infeções do trato urinário são o tipo mais c...
Em termos gerais envelhecer com qualidade de vida,está associada a v...
Cuidar de um idoso com mobilidade reduzida pode ser desafiador, mas tamb&ea...