Encontrar um lar de idosos para um familiar, muitas vezes, é um desafio para as famílias. Diferentes critérios a serem considerados e a transição, às vezes, difícil para o novo residente. Quando se trata de um casal, a família deve ter em conta as necessidades pessoais de cada membro do casal e o desejo de continuarem a viver juntos.
A perda de autonomia e alterações do estado de saúde são os principais motivos para entrar numa casa de repouso. Após uma hospitalização e perante a impossibilidade de garantir a continuidade dos cuidados de saúde no domicílio, a procura de uma instituição passa a ser urgente.
Para um casal que deseja escolher o seu futuro local de vida e evitar separar-se, é importante antecipar este tipo de situação. Ao considerar as opções existentes, de acordo com os seus desejos e meios, e a disponibilidade dos familiares, terão mais tempo para encontrar e escolher um estabelecimento adequado para o casal. Se não estiverem prontos quando ocorrer uma crise, a escolha poderá ser mais limitada.
Se por um lado cada vez mais existem casais a envelhecer juntos, por outro ainda há muito poucos em lares de idosos e a maioria dos estabelecimentos é projetado para pessoas “solteiras” que se integram na instituição. Os quartos duplos nem sempre são fáceis de encontrar.
Ao procurar uma casa de repouso, informe-se sobre os regulamentos. Quais os procedimentos face às alterações do grau de dependência dos residentes durante a estadia, para evitar surpresas desagradáveis, etc.
Nos lares e centros de dia, nem sempre é fácil manter os idos...
Envelhecer implica para a maioria dos idosos perdas importantes, necessitan...
Os idosos são mais propensos a desenvolver complicaçõe...