Dicas para os idosos manterem um peso saudável

Dicas No.370 | postado em Jueves, 17 Noviembre 2022

Pode ser difícil notar mudanças graduais na saúde e comportamento dos idosos quando existe um acompanhamento diário.
Mas prestar atenção a estas mudanças permite perceber situações que podem ameaçar a saúde do idoso, antes que se torne uma situação mais complicada.
Neste tipo de cuidado, está incluído também prestar atenção à perda de peso involuntária, que pode ser devida a uma ingestão alimentar inadequada ou a uma vasta gama de outros fatores que podem indicar uma questão subjacente de saúde, comportamental ou emocional.
Qualquer que seja a causa, é importante perceber bem as razões pelas quais um idoso está a perder peso e evitar problemas e situações potencialmente mais problemáticas para a sua saúde. Quando o peso começa a diminuir de forma não intencional os riscos para a sua saúde podem ser muito sérios. Após uma perda de peso involuntária, o sistema imunitário pode deteriorar-se, deixando o idoso mais vulnerável a infeções e doenças com uma capacidade enfraquecida de recuperação.
Podem também sentir fadiga à medida que o peso e a saúde em geral diminuem, o que pode impedir a atividade normal do dia a dia, o exercício e a socialização.
Uma das formas de perceber melhor se há alterações preocupantes no peso de um idoso é fazer um acompanhamento estruturado.
Rastreio do peso
Esta é uma forma rápida e fácil de monitorizar a saúde e nutrição geral de um idoso.
Para controlar o peso de uma pessoa idosa que vive em casa com ou sem a ajuda de cuidadores, é recomendável verificar e registar o peso pelo menos uma vez por mês.
Devem também manter-se registos das verificações de peso, de forma a facilitar a informação no consultório do médico.
Algumas pessoas mantêm a informação num gráfico em papel, mas é potencialmente melhor mantê-la num ficheiro informático partilhado, para que outros cuidadores ou profissionais de saúde possam também verificar.
Embora a perda de peso não intencional seja comum entre os idosos, existem medidas que se podem tomar para prevenir a perda de peso e manter um peso saudável ao longo do processo de envelhecimento.
Estas são algumas das estratégias que se podem aplicar.
Fazer exercício físico de forma regular
Incorporar no exercício treino de força
Tomar o pequeno-almoço
Escolher alimentos ricos em proteínas
Comer alimentos ricos em fibras, como pão integral, feijão, legumes e fruta
Limitar os açúcares e outras calorias não nutritivas
Manter a hidratação
 Ter uma boa qualidade de sono.
A perda de peso involuntária ou não intencional é um problema comum entre os idosos e contribui para a fragilidade física nesta fase da vida.
A perda de peso involuntária está também associada a uma maior mortalidade, bem como ao declínio funcional, cuidados a longo prazo e má qualidade de vida.
Uma referência comum é uma perda não intencional de 5% do peso corporal durante um mês ou 10% durante um período de seis meses.
Geralmente, o peso de uma pessoa é mais elevado por volta dos 60 anos de idade, com diminuições de menos de meio quilo todos os anos, após os 70 anos.

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Cuidados Personalizados: Como os Lares Privados Atendem às Necessidades dos Idosos

À medida que as pessoas envelhecem, é natural que possam prec...

dicas de cuidados com a visão após os 60 anos

Você tem idosos em casa que às vezes não diferencia rem...

Dicas de cuidados para manter a qualidade de vida dos idosos no inverno

O inverno traz um friozinho bom vontade de ficar debaixo das  mantinha...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar