Dicas para operação de catarata

Dicas No.101 | postado em Viernes, 22 Enero 2021

A cirurgia de catarata ou operação de catarata é um procedimento cirúrgico que visa o tratamento da catarata ocular. O único procedimento ou tratamento disponível para a catarata é a cirurgia.
Existem diferentes tipos de catarata sendo a senil a mais frequente e a que está relacionada com o envelhecimento afetando, habitualmente, o idoso. Outros tipos de cataratas, designadamente a congénita, a subcapsular posterior e anterior, a cortical, a nuclear,  a traumática, entre outras, embora menos frequentes também possuem uma importante incidência na população.
Nem todas as cataratas possuem indicação cirúrgica necessidade de realizar cirurgia como por exemplo, a catarata incipiente. O médico oftalmologista, baseado nos exames oftalmológicos, entre outros dados, deve decidir juntamente com o doente a necessidade de cirurgia ou quando operar a catarata.
A cirurgia da catarata é das técnicas cirúrgicas oculares que mais se tem desenvolvido no mundo e Portugal não foge à regra. Atualmente, estamos a viver a era da cirurgia de catarata por ultrassons. 
A cirurgia é feita através de ultrassons de alta precisão, sem abertura corneana, transformando a operação de catarata num processo refrativo, oferecendo aos doentes excelentes resultados visuais e refrativos, tudo apenas num tratamento, tornando o doente menos dependente de óculos. Além disso, uma série de outros aspetos caracterizam a cirurgia por facoemulsificação, designadamente a alta precisão, previsibilidade e reprodutibilidade, tornando esta intervenção cirúrgica mais segura.
São inúmeras as vantagens da facoemulsificação na operação de catarata, nomeadamente a capacidade de utilizar instrumentos cirúrgicos dentro do olho, com um diâmetro inferior a um milímetro, incapazes teoricamente de induzirem astigmatismo corneano.
A cirurgia de catarata dura em média 10 minutos e a anestesia é realizada com colírios tópicos gotas, possibilitando ao doente regressar a casa 30 minutos após a cirurgia e no dia seguinte realizar todas as tarefas, praticamente, de forma normal pós cirurgia de catarata.
Na cirurgia de catarata são necessários alguns cuidados no pós operatório de modo a evitar complicações. Após a cirurgia, o doente deverá utilizar colírios conforme indicação do médico oftalmologista, no intuito de evitar infeções ou inflamações e deverá fazer repouso relativo nas primeiras 12 horas, isto é, não deverá sujeitar-se a esforços físicos, evitando complicações no pós operatório, etc.

 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Envelhecimento, desequilíbrio e risco de queda

Na população idosa, as quedas têm origem multifatorial....

Cuidados que se deve ter com idosos acamados

Uma pessoa acamada precisa de carinho e muita atenção, e segu...

Doenças do pâncreas na Terceira Idade

O câncer no pâncreas é um tipo de tumor maligno que norm...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar