Dicas para movimentar o idoso

Dicas No.71 | postado em Martes, 17 Noviembre 2020

Os pacientes que ainda se movem sozinhos podem fazer estes movimentos sem auxílio. Flexionar os joelhos, apoiando os pés sobre a cama e virando as pernas para o lado que se pretende girar; entrelaçar as mãos e levantá-las, esticando os cotovelos simultaneamente. finalmente, rodar a cabeça para este mesmo lado. Se o paciente for incapaz de realizar este exercício sozinho, o profissional ou o cuidador deve ajudá-lo, ficando a seu lado e seguindo as instruções do item acima. Para dar continuidade: segurar com firmeza o paciente, colocando as mãos sobre o lado do corpo que ficará para cima após o movimento; apoiar uma mão na altura do ombro e a outra nos quadris; depois, mover com delicadeza o paciente para o lado desejado, solicitando que ele olhe para as mãos, para que mova a cabeça ao mesmo tempo.
Os apoios para os braços são essenciais, para a maior comodidade e para facilitar os movimentos de levantar e sentar; o encosto deve proporcionar um bom apoio para as costas, os ombros e a cabeça, deixando o idoso realmente confortável; o material do estofado do assento deve ser firme, para facilitar a movimentação do idoso, e de fácil lavagem.
Se o paciente estiver muito incapacitado, o cuidador, ao sentá-lo, deve usar seus próprios pés e joelhos para firmar os do paciente, o idoso precisa aproximar-se o suficiente do assento até encostar nele com a parte de trás dos joelhos, a seguir, deve por as mãos sobre os braços da poltrona e inclinar-se para frente, flexionando os joelhos até se sentar.
Caso o idoso seja incapaz de se sentar sozinho, e para que não escorregue no assento, o cuidador deve pegá-lo por debaixo das axilas, até que toque com toda a parte das costas o encosto da poltrona.
Postura correta do idoso sentado.
Apoiar completamente os pés no chão, evitando que eles fiquem pendurados. Caso seja preciso, colocar um suporte, como um banquinho ou almofada; distribuir o peso do corpo, para que o idoso se sente com a postura correta, manter as costas completamente apoiadas no encosto; manter quadris, joelhos e pés formando um ângulo de 90°.

 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Conselhos de exercícios para o nervo ciático e como fazer

O nervo ciático é o maior nervo do corpo e inicia-se na colun...

Principais sintomas da pneumonia nos idosos

A pneumonia é uma doença que consiste numa inflamaç&at...

Cancro da bexiga a importância do diagnóstico

Detetar atempadamente este tipo de cancro pode ser suficiente para um trata...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar