A tensão arterial elevada, também conhecida como hipertensão arterial, é uma condição grave que é comum, sobretudo nas pessoas com mais idade. A tensão arterial elevada é frequentemente silenciosa porque não apresenta sintomas visíveis e óbvios.
Este problema de saúde danifica os vasos sanguíneos e aumenta significativamente o risco de problemas de saúde graves, que em algumas circunstâncias podem ser fatais.
Não existe propriamente uma cura definitiva e rápida, mas a tensão arterial elevada pode ser bem gerida com mudanças no estilo de vida e medicação prescrita.
A tensão arterial elevada ou hipertensão, pode danificar de forma silenciosa o corpo durante anos antes de se desenvolverem os sintomas. Uma tensão arterial elevada descontrolada pode levar a incapacidade, a uma má qualidade de vida, ou mesmo a um ataque cardíaco ou um AVC.
A tensão arterial elevada pode danificar as células do revestimento interno das artérias. Quando as gorduras ingeridas pela alimentação entram na corrente sanguínea, podem acumular-se nas artérias danificadas.
Eventualmente, as paredes das artérias tornam-se menos elásticas, limitando o fluxo sanguíneo em todo o corpo.
A tensão arterial elevada força o coração a trabalhar mais para bombear sangue para o resto do corpo. Isto faz com que a câmara inferior esquerda do coração ou ventrículo esquerdo, engrosse, entre outros.
Existem várias formas de manter um estilo de vida saudável e baixar ou manter a tensão arterial em valores mais saudáveis.
Para as pessoas ou idosos que já tomam medicação para a tensão arterial, um estilo de vida saudável pode também ajudar a medicação a funcionar mais eficazmente.
Manter um bloco de notas para registar a data e a medição da tensão arterial para possibilitar o acompanhamento das alterações ao longo do tempo. Também facilita a verificação dos resultados das mudanças de estilo de vida.
Consultar as tabelas de valores da tensão arterial facultadas pelo Serviço Nacional de Saúde.
È muito importante seguir a recomendação médica e a prescrição de medicamentos para controlar a tensão arterial. Tomar os comprimidos a tempo, não saltar doses e não cortar os comprimidos ao meio. Certificar que não se acabam os medicamentos sem ter outra receita.
O excesso de peso também aumenta o risco de tensão arterial elevada, por isso é importante manter um peso saudável.
Uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a reduzir a tensão arterial. É importante que a dieta inclua alguns dos seguintes alimentos:
Cereais integrais, frutas, legumes, leguminosas, lentilhas e feijões,Carnes magras.
Peixes como salmão, cavala e sardinha.
Lacticínios com gordura reduzida, tais como iogurte e leite.
Aves de capoeira, ovos, nozes e sementes.
A redução do uso de sal também ajuda a controlar a tensão arterial elevada, etc.
A bronquite corresponde a um processo de inflamação das princ...
A reforma é uma fase importante da vida, marcando o fim da carreira ...
O exercício da leitura e da escrita são poderosos instrumento...