Dicas para melhorar a saúde dentaria dos idosos

Dicas No.407 | postado em Viernes, 27 Enero 2023

Existem algumas práticas que podem ajudar a melhorar os cuidados dentários dos idosos.
Adquirir uma escova de dentes elétrica
Artrite, tremores nas mãos ou fraqueza podem tornar muito difícil para os idosos escovar completamente os dentes.
Para facilitar o processo, a utilização de uma escova de dentes elétrica ou automática, pode ser uma boa alternativa. É necessário menos força e controlo das mãos e isso diminui consideravelmente o esforço de escovar.
Os idosos tendem a ter menos saliva devido aos efeitos secundários dos medicamentos e aos efeitos naturais do envelhecimento.
E após as refeições, as partículas de alimentos aprisionadas nos dentes podem rapidamente tornar-se em locais de reprodução de bactérias.
Para minimizar as bactérias na boca do idoso, deve-se estimular o hábito de escovar, ou pelo menos de enxagua os dentes, cerca de 30 a 60 minutos após as refeições, mas não imediatamente após a refeição.
A utilização de água salgada para enxaguar a boca em vez de água simples é uma forma eficaz de melhorar a saúde dentária para os idosos.
Um enxaguamento com água salgada aumenta o equilíbrio do pH da boca. Isto torna mais difícil o desenvolvimento de bactérias.
Para este enxaguamento, basta adicionar cerca de meia colher de chá de sal a uma chávena de água morna, mexer e utilizar como enxaguamento bucal.
As visitas regulares ao dentista são cruciais para a saúde dentária dos idosos. Visitas menos frequentes ou nenhuma visita, podem contribuir para que os problemas se agravem e se tornem mais graves.
As pessoas idosas devem marcar consultas para limpezas pelo menos duas vezes por ano ou segundo as instruções do dentista.
O dentista pode aconselhar sobre o tipo de cuidados necessários para os dentes e manter-se atento a quaisquer condições que possam ser diagnosticadas precocemente antes que se tornem um problema de saúde grave para o idoso.
E recomendado pelos dentistas que todas as pessoas lavem os dentes duas vezes por dia, uma de manhã e outra antes de se deitarem.
Alguns dentistas podem também aconselhar que as pessoas escovem os dentes entre as refeições.
Muitos dentistas recomendam escovas de dentes elétricas para melhorar as técnicas de escovagem. Quer se escolha escova elétrica ou não, é importante mudar a escova ou cabeça da escova de dentes de três em três meses, no mínimo.
A utilização do fio dentário é uma parte muito importante dos cuidados de saúde orais.
Com o uso diário do fio dentário, os idosos podem melhorar a sua saúde dentária e reduzir o risco de cáries e doenças gengivais.
O cálcio é uma parte importante da saúde dentária para os mais velhos.
Muitas pessoas não ingerem cálcio suficiente nas dietas que consomem quando são mais velhas.
Os idosos, especialmente, precisam de aumentar a sua ingestão de cálcio para manterem a melhor saúde oral possível.
Para evitar grandes preocupações de saúde em geral, é importante que os idosos sigam um regime rigoroso de cuidados dentários e bucais.
A saúde dentária dos idosos deve ser levada a sério e as consultas no dentista devem regulares e essenciais se o idoso tiver alguma dor, desconforto ou perda de dentes, etc.




 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Mantenha o cèrebro ativo

O cérebro controla a atividade motora, a memória e a capacida...

O que é uma análise dos triglicerídeos

Uma análise dos triglicerídeos ou triglicéridos mede o...

A solidão afeta a saúde dos idosos

A solidão é algo que afeta de forma negativa qualquer pessoa,...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar