Muitas vezes, os idosos têm comportamentos agressivos contra os familiares que tomam conta deles. O tipo e o grau dessa agressividade variam muito de situação para situação, mas podem mesmo chegar ao ponto da violência física e psicológica.
Isto por vezes acontece porque alguns idosos lidam muito mal com a perda de autonomia, afetividade e dignidade que o processo de envelhecimento acarreta. Acabam por descarregar em quem está mais próximo toda a raiva, frustração e tristeza que sentem.
Em alguns casos, o idoso já apresentava uma personalidade violenta ou alguma patologia mental, que só veio a piorar com a idade. Em outras situações, na origem dos comportamentos abusivos está uma relação muito conflituosa entre o idoso e o cuidador informal que nunca foi resolvida ao longo da vida.
Os comportamentos abusivos normalmente são direcionados aos familiares mais próximos porque intuitivamente os idosos sabem que estas são as pessoas que mais os amam e que, por isso mesmo, estarão sempre ao seu lado.
É fundamental que o cuidador informal saiba como reagir aos comportamentos impróprios do idoso, de forma a não agravar a situação. Existem várias técnicas para travar a agressividade do idoso.
Não discuta e elimine a crítica completamente. Faça perguntas, pratique a escuta atenta e valide os sentimentos do idoso.
Mantenha a calma!!
Seja carinhoso e protetor com o idoso. Quando a agressividade aparecer, mantenha-se calmo e gentil. Sorria o mais que puder para mostrar que tem boas intenções. Use toques ligeiros para comunicar a sua afetividade.
Fale calmamente, use frases curtas e nunca acompanhe o idoso no aumento do tom de voz.
Não acuse o idoso quando ele tiver comportamentos agressivo. Em vez disso, use a lógica para lhe mostrar por que esses comportamentos não são aceitáveis.
Mude de assunto:
Utilize a distração como ferramenta. Quando o idoso estiver a ser hostil, tente redirecionar a atenção dele para outro lado. Aborde outro tema, de preferência que vá ao encontro dos interesses e gostos do seu familiar.
Não encare a agressividade do idoso contra si como uma ofensa pessoal. Evite tornar-se defensivo e reativo. Fique calmo e aplique as técnicas de distração. Se mesmo assim o seu familiar continuar a ser agressivo, estabelece limites firmes, dizendo-lhe aquilo que não está disposto a tolerar.
Use a música como ferramenta. Vários estudos demonstram que a música é um excelente instrumento para acalmar os idosos. Cantar uma das canções favoritas do seu familiar ou ponha a ver fotografias, que ele goste muito pode fazer maravilhas.
Com a chegada da terceira idade é preciso, mais que antes, ter ...
O ano de 2021 ficará sempre marcado pela pandemia do covid-19 e as f...
Não raramente, pessoas mais velhas sofrem com dores no corpo por cau...