Dicas para estimular o apetite dos idosos

Dicas No.486 | postado em Jueves, 27 Julio 2023

A medida que envelhecemos, frequentemente o apetite começar a diminuir, o que pode acontecer por diversas razões, como questões de saúde, mobilidade reduzida, alterações gastrointestinais.
Pode ser um verdadeiro desafio encorajar os idosos a comer alimentos ricos em nutrientes quando têm pouco ou nenhum apetite para o fazer.
Muitas vezes, as pessoas tendem a procurar alimentos de conveniência que podem ser ricos em gorduras inflamatórias, açúcar e ingredientes processados que podem fazer com que um metabolismo lento diminua ainda mais rapidamente o seu ritmo.
Quando a idade começa a avançar o objetivo deverá ser aumentar a densidade dos nutrientes e não o tamanho ou a quantidade das porções dos alimentos.
Os problemas alimentares dos idosos podem ser causados por uma série de fatores diferentes que vão desde a falta de interesse pela comida devido a alterações nas papilas gustativas, como solidão, depressão.
Como também a falta de energia para cozinhar, perda de apetite devido a condições de saúde e efeitos secundários da medicação, além das naturais alterações dado que o apetite muda com a idade.
Conseguir que os idosos que não têm apetite para comer ingeram alguns alimentos pode ser um desafio, porque podem recusar-se a comer. Mas isso não muda o facto de é necessário providenciar a nutrição de que necessitam.
Uma taxa metabólica mais baixa e uma menor atividade física significa que os idosos geralmente precisam de menos calorias, o que é normal.
Mudanças no sentido do olfato, paladar e mesmo na audição podem afetar também o prazer da comida.
Mudanças no sabor dos alimentos ou no apetite também ocorrem em conjunto com algumas doenças graves, incluindo cancros da cabeça e do pescoço, disfunções das glândulas salivares, perturbações da tiroide, infeções da boca e da garganta.
Se os idosos fazem más escolhas alimentares devido à mudança dos seus gostos, ou se não estão a ter o apetite suficiente para comer, pode ser motivo de preocupação.
É fundamental que os idosos obtenham a nutrição mais adequada para as suas necessidades alimentares que estão em mudança com a idade, porque as deficiências vitamínicas ou nutricionais podem causar problemas de saúde significativos.
Mudanças simples nos hábitos ou nos alimentos podem fazer uma grande diferença para encorajar os idosos que perderam o apetite a comer.
Os idosos que vivem sozinhos podem não comer porque preparar as suas próprias refeições é muito difícil para eles.
Com a idade, as papilas gustativas de muitas pessoas tornam-se menos capazes de detetar os sabores dos alimentos. A comida normal pode ser desagradável e pouco apetitosa para as pessoas.
Servir água entre as refeições e limitar os fluidos durante as refeições, pode ajudar a gerir o apetite.
Alguns líquidos são necessários para ajudar a humedecer e engolir os alimentos com segurança, mas servir muitos líquidos durante as refeições pode encher demasiado o estomago dos idosos para que possam depois comer bem.
Tomar uma pequena quantidade de cerveja ou vinho antes de uma refeição pode ser uma forma segura de estimular o apetite da pessoa idosa.
Naturalmente, verificar primeiro com o médico para se certificar de que o álcool não interfere com a medicação nem prejudica a saúde do idoso.
O azeite é um alimento muito saudável que se pode utilizar para saltear legumes e carnes, utilizar como molho de salada, adicionar ao arroz ou puré de batata.
O leite é uma boa fonte de proteína quer seja de origem animal ou vegetal e pode-se misturar em pudins, puré de batata, sopas, carnes moídas, vegetais, cereais cozidos, batidos de leite, iogurte e panquecas.
Os ovos são um alimento muito completo que se podem adicionar a estufados, rolo de carne, puré de batata, cereais cozidos e salada de frango ou atum, etc.
As estratégias para estimular o apetite servem sobretudo para garantir que o idoso tem uma nutrição adequada e suficiente para manter a sua saúde e garantir uma melhor qualidade de vida.







 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Verão Saudável: Dicas de Banho para Manter os Idosos Frescos e Confortáveis

Verão Saudável: Dicas de Banho para Manter os Idosos Frescos ...

Nutrição nos idosos e pessoas acamadas

A partir de uma certa idade, principalmente os idosos e pessoas acamadas t&...

Inverno pode levar a declínio cognitivo nos idosos: os sinais a que devemos estar atentos

Os idosos sofrem, regularmente, com a chegada do inverno, já que &ea...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar