Dicas para conseguir reduzir níveis de colesterol elevados

Dicas No.298 | postado em Viernes, 25 Marzo 2022

Cerca de 70% dos portugueses apresentam níveis de colesterol acima dos valores recomendados, o que agrava o risco de poderem vir a sofrer de doenças cardiovasculares, se é que muitos já não padecem delas, ainda que não o saibam. No caso dos diabéticos, a ameaça ainda é maior. Quando os valores de colesterol LDL, o chamado o mau colesterol, aumentam acima dos valores recomendados é necessário entrar em ação e saber como o baixá-lo.
O colesterol LDL acumula-se nas artérias e pode levar à formação de placas. Estas podem, então, bloquear vasos sanguíneos importantes, conduzindo a problemas como o enfarte do miocárdio ou o acidente vascular cerebral, AVC.
Ingira fibras, estas substâncias têm a capacidade de evitar que o colesterol ingerido seja absorvido. Evidências científicas sugerem que pessoas que consomem, em média, entre cinco a 10 gramas de fibra por dia viram seus valores de colesterol LDL descer.
Substituir as fontes de gorduras saturadas por peixe, sobretudo por variedades piscícolas ricas em ómega-3, é, segundo os especialistas, uma boa estratégia para fazer diminuir os níveis de colesterol na corrente sanguínea. Este ácido gordo saudável também ajuda a controlar os valores de triglicéridos, o que favorece uma boa saúde cardiovascular. Para além do salmão, um dos peixes mais apreciados, a cavala, a sarda e a sardinha são as melhores opções, tal como o atum. Ingira-o fresco ou em conservas sem gordura.
Ainda que a maior parte do colesterol que circula no nosso organismo seja produzido internamente, são muitos os ingredientes alimentares e as confeções gastronómicas que o integram na sua composição, pelo que deve procurar ter cuidado com o que ingere, somos o que comemos sempre. 
A maior parte dos portugueses não gosta de fazer exercício físico e isso acaba por refletir nas elevadas taxas de obesidade que se verificam no país. A prática desportiva regular é, como confirmaram inúmeros estudos científicos ao longo do ano, uma das formas de fazer descer os níveis de colesterol LDL, o mais nocivo, aumentando simultaneamente os de HDL, o colesterol com propriedades benéficas para o organismo. É também uma forma de controlar o preso. Se não gosta de fazer desporto, habitue-se a andar mais a pé, etc.




 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Dicas de cuidados com cadeirantes durante o inverno

Há quem considere o período de frio uma estação...

Voluntariado na Terceira Idade: Contribuir para a Comunidade e Manter-se Ativo

O envelhecimento é uma fase da vida cheia de oportunidades para o cr...

Os idosos estão mais vulneráveis ao aparecimento de hemorroidas

Todos temos hemorroidas, vasos sanguíneos localizados na parte dista...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar