O envelhecimento faz parte do desenvolvimento do ser humano e a expectativa de vida tem aumentado.
Pela primeira vez na história, há mais idosos no mundo do que crianças pequenas.
O envelhecimento ativo e saudável consiste na busca pela qualidade de vida, de modo que a pessoa tenha sua autonomia preservada, tanto a independência física como a psíquica.
Ainda que seja um período da vida marcado por limitações físicas e cognitivas, a velhice não é sinônimo de fragilidade ou inoperância.
Muito pelo contrário. Essa fase da vida pode ser vivida com muita saúde e disposição.
Afinal de contas, são nossos hábitos que podem garantir, ou não, uma terceira idade com mais qualidade de vida.
A alimentação deve ser enriquecida com muita verdura e muita fruta. Como muitos idosos não se alimentam corretamente, é necessária a inclusão de suplementos com algum tipo de vitamina e mineral. Complexo B, C e Zinco são imprescindíveis para suprir as necessidades.
Além disso, é importante também estimular o funcionamento do intestino com iogurte e fibra, evitar a gordura animal e a saturada, aumentar o consumo de azeite de oliva e reduzir o consumo de açúcar.
Para envelhecer com saúde, a atividade física pode ser uma importante aliada, pois evita que o seu desempenho nas tarefas diárias seja comprometido.
A prática de exercício físico traz excelentes resultados para que o corpo reaja bem às transformações que passa com o tempo.
Fraturas em idosos causadas por conta de tombos podem ocasionar até incapacitação. São vários os motivos que levam os idosos a cair, a própria fragilidade do organismo, a fragilidade muscular, a distribuição dos móveis dentro de casa.
Relacionar-se com outros idosos é imporatante para perceber que outras pessoas também passam pelos mesmos problemas, mas que buscam soluções diferentes e que podem servir para a sua vida.
A convivência social exerce um papel determinante para a qualidade de vida. Idosos que têm grupos de amigos vivem mais e melhor, trocam afeto, bons sentimentos e experiências.
A prevenção de doenças também é importante, porque o idoso tem mais tendência a desenvolver doenças como hipertensão e diabetes. Um Acidente Vascular Cerebral (AVC) leva à piora o equilíbrio, por exemplo.
Por isso, as visitas ao médico precisam ser mais frequentes na terceira idade.
O envelhecimento é uma mudança natural, que independe de nossa vontade. Não conseguimos parar o tempo.
Hoje, as pessoas com 60 anos estão ativas e inseridas na sociedade. Vivemos a Era da Tecnologia e milhares de idosos estão inseridos à internet, adequados e adaptados a essa nova sociedade.
Para envelhecer bem, é fundamental para o idoso manter-se ativo, física e psicologicamente.
São muitas as formas para garantir o bem-estar e a alegria de viver. Basta que cada um encontre a sua.
Para ter um envelhecimento saudável é preciso começar desde já.
Sabemos que o leite e seus derivados são alimentos que contribuem mu...
Se pensarmos bem, a verdade, é que em lares ou centros de acolhiment...
Antes de escolher um colchão para idosos, alguns aspectos essenciais...