DICAS PARA COMBATER AS ALERGIAS NA PRIMAVERA

Dicas No.439 | postado em Lunes, 03 Abril 2023

A chegada dos pólenes de flores e árvores que acontece na primavera, está frequentemente associada às alergias de exterior, que podem causar um grande desconforto e provocar a conhecida rinite alérgica. 
Geralmente, quem tem uma alergia mais grave sabe como se proteger, porque conhece o agente ou agentes alergénios que a provocam e como evitá-los. São as alergias mais ligeiras, como as que muita gente sofre sem valorizar ou fazer nada, que merecem atenção. É especialmente na primavera, com pólenes no ar e ácaros nas casas que o frio não deixou arejar, que algumas dicas podem ser úteis para evitar ataques de espirros, comichão no nariz ou sensação de congestionamento nos olhos.
Mantenha a casa devidamente arejada, mas sem excessos ventile-a apenas ao final do dia e não durma de janela aberta. Se tiver de ser, feche-a de madrugada, por volta das 4h da manhã, hora em que os pólenes começam a flutuar.
Prefira lençóis de algodão ou fibras naturais e lave a roupa da cama com água a temperaturas superiores a 50º C.
Retire do quarto objetos que acumulem pó, como livros, peluches ou tapeçarias.
Aspire a casa mais frequentemente, com um aspirador com filtro de alta eficiência.
Evite ir para o campo durante os períodos de maior concentração de pólenes, sobretudo ao início da manhã.
Recomenda-se o consumo de cinco peças de fruta por dia, devido ao seu alto teor de fibra, vitaminas e minerais. No entanto, algumas pessoas têm dificuldade em cumprir esta diretriz uma vez que, em muitas ocasiões, o mero contacto com as frutas é suficiente para desencadear sintomas alérgicos. Estes sintomas são agravados em pessoas com alergia ao pólen da comida.
Durante a Primavera é essencial manter as nossas defesas altas, para poder combater as constipações e possíveis alergias. Deste modo, deve-se aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, como o caso dos citrinos.  É também recomendável beber chá verde e infusões de eucalipto.
Camomila
Não é somente uma ótima infusão para beber, como também ajuda na congestão nasal. Prepare um chá, mas em vez de o beber de imediato, inspire durante cinco minutos os seus vapores. No caso de não ter camomila em casa, cheirar uma cebola também pode servir para combater a congestão nasal.
Muitas pessoas notaram que, durante a pandemia, as suas alergias diminuíram. Deste modo, recomenda-se também o uso de máscara na rua.
E por último, evite passear quando está muito vento ou a chover. Tenha especial cuidado com as montanhas e o campo, onde se verifica uma maior concentração de pólen.


 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Os benefícios de uma casa de repouso para idosos

Este tipo de instituição promove a socialização...

Porque ocorre a fraqueza muscular nos idosos

A perda muscular ocorre devido a um desequilíbrio entre dois sinais ...

Cuidados que se deve ter com idosos acamados

Uma pessoa acamada precisa de carinho e muita atenção, e segu...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar