A chegada dos pólenes de flores e árvores que acontece na primavera, está frequentemente associada às alergias de exterior, que podem causar um grande desconforto e provocar a conhecida rinite alérgica.
Geralmente, quem tem uma alergia mais grave sabe como se proteger, porque conhece o agente ou agentes alergénios que a provocam e como evitá-los. São as alergias mais ligeiras, como as que muita gente sofre sem valorizar ou fazer nada, que merecem atenção. É especialmente na primavera, com pólenes no ar e ácaros nas casas que o frio não deixou arejar, que algumas dicas podem ser úteis para evitar ataques de espirros, comichão no nariz ou sensação de congestionamento nos olhos.
Mantenha a casa devidamente arejada, mas sem excessos ventile-a apenas ao final do dia e não durma de janela aberta. Se tiver de ser, feche-a de madrugada, por volta das 4h da manhã, hora em que os pólenes começam a flutuar.
Prefira lençóis de algodão ou fibras naturais e lave a roupa da cama com água a temperaturas superiores a 50º C.
Retire do quarto objetos que acumulem pó, como livros, peluches ou tapeçarias.
Aspire a casa mais frequentemente, com um aspirador com filtro de alta eficiência.
Evite ir para o campo durante os períodos de maior concentração de pólenes, sobretudo ao início da manhã.
Recomenda-se o consumo de cinco peças de fruta por dia, devido ao seu alto teor de fibra, vitaminas e minerais. No entanto, algumas pessoas têm dificuldade em cumprir esta diretriz uma vez que, em muitas ocasiões, o mero contacto com as frutas é suficiente para desencadear sintomas alérgicos. Estes sintomas são agravados em pessoas com alergia ao pólen da comida.
Durante a Primavera é essencial manter as nossas defesas altas, para poder combater as constipações e possíveis alergias. Deste modo, deve-se aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, como o caso dos citrinos. É também recomendável beber chá verde e infusões de eucalipto.
Camomila
Não é somente uma ótima infusão para beber, como também ajuda na congestão nasal. Prepare um chá, mas em vez de o beber de imediato, inspire durante cinco minutos os seus vapores. No caso de não ter camomila em casa, cheirar uma cebola também pode servir para combater a congestão nasal.
Muitas pessoas notaram que, durante a pandemia, as suas alergias diminuíram. Deste modo, recomenda-se também o uso de máscara na rua.
E por último, evite passear quando está muito vento ou a chover. Tenha especial cuidado com as montanhas e o campo, onde se verifica uma maior concentração de pólen.
Este tipo de instituição promove a socialização...
A perda muscular ocorre devido a um desequilíbrio entre dois sinais ...
Uma pessoa acamada precisa de carinho e muita atenção, e segu...