Dicas e sinais de que um idoso já não deve morar sozinho

Dicas No.203 | postado em Martes, 02 Noviembre 2021

Reparou que os seus pais estão mais agitados, nervosos e menos pacientes. Alguns estudos indicam que doenças como a Demência ou o  Alzheimer afetam o estado emocional dos idosos, o que pode colocar em risco as suas vidas, se morarem sozinhos e se não estiverem a ser seguidos por uma equipa especializada. Se o idoso está a perder peso rapidamente e se deixa de participar em algumas das atividades e eventos que eram parte integrante da rotina, alguma coisa pode estar errada.
Se começa a encontrar manchas negras no corpo da pessoa mais velha, fique preocupado: pode ser sinal de falta de equilíbrio, o que compromete seriamente o bem-estar e a segurança da pessoa em questão.
Tambem começou a reparar que os alimentos conservados dentro do frigorífico já ultrapassaram o prazo de validade, a casa começa a apresentar sinais de falta de cuidado de forma repentina, alguns objetos aparecem em locais estranhos. Este pode ser mais um dos sinais de que os idosos não devem mais morar sozinhos. Os especialistas dizem que estas situações podem ter origem em casos de Demência. Esteja atento e procure o médico que acompanha os seus pais.
Se começa a perceber que os seus pais já não tomam banho ou a frequência é cada vez menor, pode ser sinal de que estão a desenvolver alguma doença cognitiva, como é caso do Alzheimer nestas situações, os pacientes deixam de perceber qual a razão para tomarem banho e deixam de fazê-lo. Se assim for, este é um dos sinais de que os idosos não devem mais morar sozinhos.
É tempo de agir, falar com eles com calma e dizer que  se tem notado alguma dificuldade na execução de algumas tarefas do seu dia-a-dia, e que eles precisam de ajudas para as tarefas diarias, perceba as intenções dos mais velhos e explique o seu ponto de vista. O importante é garantir sempre o bem-estar dos idosos, etc.

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

É verdade que o coração não dói

Dizer que o coração não dói é um mito qu...

Enfarte nos idosos como identificar os sintomas

Uma dor intensa no peito costuma ser o sinal mais frequente do enfarte, mas...

Prótese dentária para idosos

Os anos passam e chega a terceira idade.  Apesar de ser uma fase que e...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar