Quando falamos de uma pessoa acamada, nos referimos a alguém que teve suas expectativas em relação à velhice interrompidas por uma grave doença que lhe causou o que todos querem evitar, a dependência. Por isso o maior cuidado que devemos ter é com a saúde emocional destes idosos. E fundamental conhecer a personalidade do idoso, saber as vontades dele e o que mais lhe agrada, lidar com um idoso acamado pode ser bastante desafiador. O cuidador ou familiar deve ter autocontrole, ser atencioso, proativo e capaz de se colocar no lugar do outro.
O quarto precisa ser arejado e ter boa ventilação. Quando o ambiente fica por muito tempo fechado, a concentração de bactérias, vírus,e outros microrganismos é maior, aumentando o risco de contaminação. A limpeza do quarto deve ser diária, evite a vassoura, prefira o aspirador de pó. Para limpar o chão, use um pano com água com algum produto que ajude a desinfetar.
A escovação dos dentes deve ser feita após todas as refeições com uso de enxaguante bucal não-alcoólico.
As unhas devem estar sempre curtas e lixadas para evitar que se machuquem ou mantenham sujidades sob elas. A aparência do idoso diz respeito a sua personalidade e identidade. Por essa razão, aspetos como cor, tamanho e estilo de cabelo e barba no caso dos homens devem ser preservados segundo a escolha do paciente, quando possível.
O banho é um momento delicado, pois muitos idosos ficam constrangidos por estarem despidos. Nesses casos, é necessário discrição. O cuidador ou familiar não deve ter dúvidas em relação à medicação. É necessário que ele faça todas as perguntas para quem prescreveu, se pode dar o medicamento com água, sumo, com a comida, quando tempo leva para fazer efeito, por quanto tempo deve seguir a prescrição.
A alimentação do idoso acamado deve ser orientada por um nutricionista e um médico. Por ter várias complicações que prejudicam a deglutição, os líquidos e partículas sólidas dos alimentos podem ser broncoaspirados, ou seja, ao invés de ir para o estômago podem ir para o pulmão causando infeções.
Os exercícios físicos devem ser orientados pelo médico ou fisioterapeuta e podem ser aplicados e supervisionados pelo cuidador, após sua capacitação. Praticar atividades ensinadas em vídeos da internet podem trazer graves sequelas ao corpo do idoso, etc.
A confusão mental é a incapacidade de pensar com clareza a fa...
À medida que envelhecemos, a importância de uma alimenta&ccedi...
A surdez é uma consequência natural que ocorre durante o envel...