O inverno traz um friozinho bom vontade de ficar debaixo das mantinhas todo o dia, mais a grande questão é que muitos idosos sofrem as consequências desse período mais frio e acabam tendo o bem-estar e a qualidade de vida seriamente prejudicados.
Os idosos estão habituados a uma menor quantidade de líquidos do que as pessoas mais jovens e no inverno essa situação ainda pode ser pior, por causa das temperaturas mais baixas. Manter uma boa hidratação, mesmo no inverno, é fundamental para o organismo funcionar a todo vapor. Os líquidos são necessários para que sejam eliminadas todas as impurezas e toxinas do corpo, através da urina.
As pessoas que estão na terceira idade precisam e devem se alimentar de forma mais saudável, já que são mais suscetíveis às doenças.
É necessário dar preferência para frutas ricas em vitamina C, como laranja, tangerina, etc.
Alimentos que fortalecem o sistema imunológico,
como verduras, hortaliças, grãos e legumes.
Além disso, deve-se evitar o consumo de comidas pesadas nessa época do ano, já que o metabolismo corporal fica mais lento.
Os idosos devem evitar usar roupas desconfortáveis ou muito apertadas, porque podem afetar a circulação sanguínea.
Depois do banho, que deve ser tomado preferencialmente no meio da tarde, o ideal é fazer uso de roupas confortáveis e, sobretudo, quentinhas. Peças confeccionadas em algodão não provocam alergias na pele, permitem uma maior mobilidade e trazem o conforto necessário que o idoso tanto precisa, principalmente no inverno.
Manter a pele do idoso sempre hidratada no inverno é fundamental, a pele das pernas, mãos, braços e da cara costuma ser a mais afetada, já que fica exposta a maior parte do tempo. Dessa forma, manter a boa hidratação da pele nos dias mais frios é fundamental, o uso de hidratantes após o banho.
A osteoporose é uma condição comum que afeta muitas pe...
A cada dia que passa, nosso corpo naturalmente passa por um processo de env...
Para pessoas com mobilidade reduzida, fazer uso do quarto de banho pode tor...