Dicas de cuidados com cadeirantes durante o inverno

Dicas No.69 | postado em Viernes, 13 Noviembre 2020

Há quem considere o período de frio uma estação aconchegante e elegante. No entanto, é preciso redobrar os cuidados com o cadeirante de rodas no inverno, pois as baixas temperaturas contribuem para os problemas relacionados à circulação sanguínea. Essa condição afeta muitas pessoas, mas quem usa cadeira de rodas necessita de mais atenção.
Os problemas de má circulação podem apresentar sintomas, como dormência, varizes, dor e inchaço, especialmente nas pernas e nos pés. Por isso, nos dias mais frios, é preciso tomar algumas medidas para manter a fluidez do sangue nos membros inferiores.
Usar roupas quentes e confortáveis
Em geral, a temperatura do corpo humano, independentemente do ambiente, conserva-se em 36° C. No frio, o organismo sente a temperatura baixa por meio da medula, que encaminha a informação ao cérebro.
O cérebro é o responsável por enviar um comando para a contração dos vasos sanguíneos, que evita a perda de calor l, e por comunicar a necessidade de se proteger do frio. A maioria das pessoas com lesão medular perde a capacidade de vasoconstrição e tem uma maior variação da temperatura corporal.
Por isso, os cuidados com o cadeirante devem ser redobrados no frio, pois o organismo não consegue obter as mensagens do cérebro de que a temperatura está baixa. Nessas condições, a pessoa pode ter uma queda na temperatura corporal e sofrer com dores nos membros inferiores. Para evitar que isso aconteça, é importante usar roupas confortáveis e quentes.
Manter uma alimentação adequada é um dos cuidados com o cadeirante que precisam ser implementados no dia a dia, especialmente durante as épocas mais frias. Pessoas com deficiências físicas têm tendência à redução do gasto calórico, ou seja, a ganhar peso. Beber bastante água durante o dia, o excesso de sal é um dos grandes responsáveis pela retenção de líquidos e pelos inchaços. Por isso, manter-se hidratado é fundamental. O ideal é beber entre dois e três litros de água por dia. Esse hábito facilita a eliminação de toxinas e a melhora da circulação.
Quando os pés e tornozelos estão inchados, elevar as pernas é uma boa solução, dormir com uma almofada alta sob os pés também é muito benéfico para diminuir o inchaço adquirido durante o dia, etc.

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

As feridas nos idosos são provocadas por falta de mobilidade

Normalmente as escaras começam a aparecer nos quadris, calcanhares, ...

Hábitos amigos do coração e inimigos do cancro

A adoção de bons hábitos é, geralmente, sin&oac...

Como gerir melhor o tempo para os cuidadores de idosos?

Para que isso possa acontecer é importante fazer uma boa gestã...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar