A partir de uma certa idade, precisamos de adaptar a nossa casa para que possamos viver em harmonia. Os anos não tem de ser um peso e a funcionalidade da casa um fardo. É no equilíbrio que tem de concentrar as suas energias para que viva em paz e amor.
São vários os pormenores que vai exigir quando as pernas começarem a dar problemas. Para evitar caminhadas desnecessárias, construa a garagem ao lado da entrada de casa. Vai poupar na saúde e na forma de encarar as distâncias, possibilitando passeios pela manhã ou pela tarde.
A garagem ao lado da entrada é o ideal para pessoas idosas. Lembre-se de a construir junto à porta, e de preferência sem escadas, quando avança com a construção da sua casa. As suas escolhas estruturadas de hoje serão a mais valia de amanhã. Uma casa para pessoas idosas deve começar a ser pensada hoje, para evitar dissabores no futuro.
O interior da casa deve ser do mesmo nível. As pessoas idosas agradecem, porque poderão deslocar-se com facilidade por todo o espaço, sem ter que olhar de frente para degraus e escadas que atrapalham e dificultam a boa circulação pela habitação.
Uma casa para pessoas idosas deve ter apenas um nível. Imagine-se, se é que ainda não pertence a esta faixa etária, a percorrer uma casa de diferentes níveis, imagine o que diferentes níveis de uma casa, quando usada diariamente, podem prejudicar os dias daqueles que têm mais idade.
Por vezes, a vida troca-nos as voltas e passamos a percorrer as mesmas ruas e os meus cantos de cadeiras de rodas. A idade, por vezes, também não perdoa e acabamos por perder a mobilidade. Não desista. O importante é acreditar que é possível, basta que esteja disponível de coração e alma a percorrer os desafios.
Em sua casa, nomeadamente na casa de banho, para que continue a ter acesso aos cuidados diários de higiene, adapte a zona do duche, tornando possível a acessibilidade nomeadamente à zona do duche. Escolha um piso que o faça sentir-se seguro.
Numa casa para idosos, exige-se também portas de correr, dado que facilitam a deslocação pelas diferentes áreas da casa. Além disso, podem estar sempre abertas, permitindo a fácil circulação, não sendo necessário estar sempre a abrir e a fechar portas.
Nos meses mais quentes, pode deixar as portas de correr abertas. Os raios de sol entrarão também com mais facilidade. Por outro lado, as portas de correr não ocupam espaço no interior da casa, uma vez que deslizam numa calha. Menos um obstáculo no caminho!
A partir de uma certa idade, precisamos de adaptar a nossa casa para que po...
A esperança média de vida entre as mulheres supera a dos home...
O trabalho de cuidar de idosos não é fácil, requ...