Dicas de atividades mais estimulante para os idosos

Dicas No.315 | postado em Jueves, 14 Julio 2022

É muito comum para alguns idosos desenvolver rotinas na idade avançada que são pouco estimulantes e acabam por afetar negativamente a saúde mental e física. 
Mas também é possível reverter esta situação e introduzir uma série de atividades estimulantes para ajudar a melhorar a qualidade de vida da pessoa mais envelhecida.
Deixar o espírito artístico fluir com qualquer variedade de opções de artesanato que existem.
O artesanato, pintar com aguarelas ou acrílicos, desenhar com qualquer material desde lápis ou marcadores a giz ou lápis de cera, tricotar padrões básicos ou mais complexos, criar joias, cerâmica ou participar em qualquer atividade artesanal que permita expressar a veia artística.
Passar tempo a criar algo tira a pessoa de si própria e dá a satisfação de utilizar as mãos para fabricar algo único. Quer se trate de construir modelos de conjuntos ferroviários ou de fazer livros de recortes da história de vida, o envolvimento em passatempos ajuda a fomentar boa disposição.
Também para uma pessoa idosa que gosta de estar ao ar livre, a jardinagem é uma boa opção. Mesmo que não tenha força física e agilidade para fazer atividades de jardinagem mais avançadas, há sempre tarefas básicas como a colocação de sementes e a rega.
O pilates também  é uma das principais atividades físicas indicadas para idosos. Sua prática traz benefícios relacionados ao alinhamento da postura e fortalecimento muscular.
E para os idosos fisicamente mais capazes, há o benefício adicional do exercício inerente a tarefas como escavar, mondar e plantar em vasos.
Outro benefício é o prazer de ver os produtos a crescer e a dar fruto, o que pode ter imensos benefícios para o bem-estar geral e mental em específico.
Não importa o grau de mobilidade do idoso, este pode desfrutar de um tempo relaxado e benéfico, desde de fazer cerâmica no jardim, ou o exercício envolvido em tarefas como tratar de um canteiro de flores até à plantação de algumas plantas, os benefícios são profundos.
Uma forma de estimular os idosos através da música pode ser assistir a um concerto, orquestra ou ballet ao vivo, tocar ou aprender a tocar um novo instrumento.
Outra opção para os idosos que gostem de dançar, poderão frequentar aulas de dança de salão ou outras formas de aulas e encontros de dança em grupo.
Manter a atividade é importante para a boa saúde e há muitas opções de exercício para os idosos.
As atividades diárias, familiares e comunitárias podem melhorar a aptidão cardiorrespiratória e muscular, a saúde óssea e funcional, reduzir o risco de doenças não transmissíveis, depressão e declínio cognitivo.
Assim como a natação, a hidroginástica contribui para o fortalecimento muscular, sem causar riscos para as articulações. Essa atividade ajuda a desenvolver o sistema cardiorrespiratório e melhorar a coordenação motora.
As pessoas em geral são muito mais saudáveis quando são física, social e mentalmente ativas, isto torna-se especialmente verdade quando começamos a envelhecer, etc.



 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Exercícios para aliviar a dor da artrite nos idosos

A artrite pode ser bastante dolorosa, e mesmo sabendo que a actividade f&ia...

O que é uma análise dos triglicerídeos

Uma análise dos triglicerídeos ou triglicéridos mede o...

Atividades para fazer com os idosos

Promover os direitos inscritos na Declaração Universal e inst...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar