Dicas de atividades mais estimulante para os idosos

Dicas No.315 | postado em Jueves, 14 Julio 2022

É muito comum para alguns idosos desenvolver rotinas na idade avançada que são pouco estimulantes e acabam por afetar negativamente a saúde mental e física. 
Mas também é possível reverter esta situação e introduzir uma série de atividades estimulantes para ajudar a melhorar a qualidade de vida da pessoa mais envelhecida.
Deixar o espírito artístico fluir com qualquer variedade de opções de artesanato que existem.
O artesanato, pintar com aguarelas ou acrílicos, desenhar com qualquer material desde lápis ou marcadores a giz ou lápis de cera, tricotar padrões básicos ou mais complexos, criar joias, cerâmica ou participar em qualquer atividade artesanal que permita expressar a veia artística.
Passar tempo a criar algo tira a pessoa de si própria e dá a satisfação de utilizar as mãos para fabricar algo único. Quer se trate de construir modelos de conjuntos ferroviários ou de fazer livros de recortes da história de vida, o envolvimento em passatempos ajuda a fomentar boa disposição.
Também para uma pessoa idosa que gosta de estar ao ar livre, a jardinagem é uma boa opção. Mesmo que não tenha força física e agilidade para fazer atividades de jardinagem mais avançadas, há sempre tarefas básicas como a colocação de sementes e a rega.
O pilates também  é uma das principais atividades físicas indicadas para idosos. Sua prática traz benefícios relacionados ao alinhamento da postura e fortalecimento muscular.
E para os idosos fisicamente mais capazes, há o benefício adicional do exercício inerente a tarefas como escavar, mondar e plantar em vasos.
Outro benefício é o prazer de ver os produtos a crescer e a dar fruto, o que pode ter imensos benefícios para o bem-estar geral e mental em específico.
Não importa o grau de mobilidade do idoso, este pode desfrutar de um tempo relaxado e benéfico, desde de fazer cerâmica no jardim, ou o exercício envolvido em tarefas como tratar de um canteiro de flores até à plantação de algumas plantas, os benefícios são profundos.
Uma forma de estimular os idosos através da música pode ser assistir a um concerto, orquestra ou ballet ao vivo, tocar ou aprender a tocar um novo instrumento.
Outra opção para os idosos que gostem de dançar, poderão frequentar aulas de dança de salão ou outras formas de aulas e encontros de dança em grupo.
Manter a atividade é importante para a boa saúde e há muitas opções de exercício para os idosos.
As atividades diárias, familiares e comunitárias podem melhorar a aptidão cardiorrespiratória e muscular, a saúde óssea e funcional, reduzir o risco de doenças não transmissíveis, depressão e declínio cognitivo.
Assim como a natação, a hidroginástica contribui para o fortalecimento muscular, sem causar riscos para as articulações. Essa atividade ajuda a desenvolver o sistema cardiorrespiratório e melhorar a coordenação motora.
As pessoas em geral são muito mais saudáveis quando são física, social e mentalmente ativas, isto torna-se especialmente verdade quando começamos a envelhecer, etc.



 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Férias de verão das crianças com os avós

Quando pensamos em verão, vem-nos sempre à memória o b...

Conselhos para conviver com familiar com Alzheimer, e ajudá-lo no seu dia a dia

Estima-se que atualmente muitos portugueses  sofrem com o Alzheimer, d...

Dicas para operação de catarata

A cirurgia de catarata ou operação de catarata é um pr...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar