O coração é uma máquina que não para. Para funcionar de modo saudável precisa de combustível. Por isso devemos ter especial atenção àquilo que comemos. A ingestão de gorduras saturadas, proveniente das carnes gordas, lacticínios gordos e gorduras trans, aumentam os níveis de mau colesterol contribuindo para o entupimento das artérias.
Na alimentação, há hábitos muito simples que deve seguir pelo menos, maioritariamente, na rotina do dia a dia. Ao almoço e ao jantar deve incluir sempre hortícolas, com uma sopa antes das refeições principais, por exemplo. Ao longo do dia, deve consumir três peças de fruta uma peça ao pequeno-almoço, uma ao almoço e outra ao jantar. Consuma regularmente peixe, sobretudo o peixe da costa portuguesa, rico em ácidos gordos ómega 3. Reduza o consumo de sal. Para dar sabor à comida, procure substituir o sal por ervas aromáticas.
Azeite extra virgem
É o rei da Dieta Mediterrânica. O azeite tem sido cada vez mais apontado como um alimento amigo do coração. O consumo regular de azeite reduz o risco de doença coronária, reforçando a importância e benefícios da Dieta Mediterrânica, onde o azeite é a principal fonte de gordura boa.
O chocolate preto também
em quantidades adequadas, ajuda a aumentar o nível de antioxidantes no sangue, o consumo de chocolate preto contém uma grande percentagem de cacau ajuda a manter o cérebro ativo e a reduzir a tensão arterial, etc..
O processo de envelhecimento traz consigo uma série de desafios f&ia...
A aterosclerose é uma doença cardiovascular degenerativa cr&o...
A osteoporose é uma condição médica prevalente ...