Os problemas da tiroide podem afetar muito os idosos, embora, na maior parte das vezes, é uma doença que nem sempre é diagnosticada.
As hormonas têm um papel muito importante no bom funcionamento do organismo, afetando em grande parte o funcionamento de todos os órgãos.
As hormonas que são segregadas pela tiroide têm uma função essencial no controlo do metabolismo, atuando na forma como as células utilizam a energia, consomem oxigénio ou produzem calor.
Enquanto alguns dos sintomas do hipertiroidismo e hipotiroidismo em pessoas mais velhas são semelhantes aos das pessoas mais jovens, os sintomas de ambas as perturbações manifestam-se frequentemente de forma subtil nos idosos, disfarçados de doenças do intestino ou do coração ou de uma perturbação do sistema nervoso.
A dificuldade em diagnosticar as pessoas mais velhas acontece porque as anomalias da tiroide podem aparecer de forma muito diferente do que seria expectável. Além disso, nos idosos existem semelhanças entre as duas doenças da tiroide.
O hipertiroidismo é uma doença provocada pelo excesso de produção de hormonas da tiroide.
A tiroide é uma glândula localizada no pescoço que produz várias hormonas que desempenham importantes funções no organismo, como a regulação do metabolismo e da temperatura corporal.
Quando a tiroide produz hormonas em excesso e estas são libertadas na corrente sanguínea, vários órgãos e funções do organismo são afetados, ocorrendo o hipertiroidismo
Nas pessoas que têm hipertiroidismo, se houver demasiada hormona da tiroide no organismo, todas as funções do corpo tendem a acelerar.
O hipotiroidismo desenvolve-se quando há um mau funcionamento da tiroide e esta glândula não produz hormonas em quantidade suficiente para o normal funcionamento do organismo.
A tiroide faz parte do sistema endócrino e está localizada junto à traqueia, no pescoço. Este órgão é responsável pela produção de duas hormonas: triiodotironina e a tetraiodotironina que por sua vez são responsáveis pela gestão da energia nas células, ou seja, pelo metabolismo.
O hipotiroidismo é a doença da tiroide mais comum em pessoas com mais de 60 anos de idade e aumenta constantemente com a idade.
Os fatores que contribuem para a possibilidade de hipotiroidismo incluem o histórico familiar, com casos de doença da tiroide na família, tratamento passado para o hipertiroidismo ou um histórico de cirurgia extensiva ou radioterapia ao pescoço.
No entanto, até ao momento não foi identificada uma razão especifica que leva o sistema imunitário a despoletar a estimulação excessiva da tiroide levando-a a produzir hormonas em excesso, ao iniciar uma produção elevada de anticorpos.
Estes anticorpos alterados vão atuar sobre as células normais da tiroide, precipitando a sua hiperatividade. Apesar de ser a mais frequente, esta doença não é a única causa que leva ao hipertiroidismo.
Alguns medicamentos como o lítio podem interferir com o funcionamento da tiroide.
Tal como para os mais jovens, o tratamento do hipertiroidismo em pessoas mais velhas inclui medicamentos e iodo radioativo.
A cirurgia raramente é recomendada devido ao aumento dos riscos associados a operações em pessoas mais velhas.
As necessidades do corpo humano relativas à hormona tiroide mudam com a idade e existe a dúvida sobre se a prática de tratar de forma uniforme todas as pessoas com uma tiroide pouco ativa, independentemente da sua idade, é adequada.
À medida que a sociedade contemporânea enfrenta mudança...
O verão é uma estação que traz consigo dias lon...
Sabemos que o leite e seus derivados são alimentos que contribuem mu...