Cuidados que os idosos devem ter antes de começar a caminhada

Dicas No.314 | postado em Miércoles, 13 Julio 2022

Praticar exercício físico regular, por exemplo através de caminhadas, é um dos conselhos que os pacientes mais escutam dos seus médicos. E os idosos não são exceção, a atividade física previne o surgimento de doenças nesta franja da população e contribui para a manutenção do seu bem-estar.
Reduz a incidência de hipertensão, de alguns tipos de cancro e da diabetes tipo 2
Melhora a saúde mental reduz os sintomas de ansiedade e depressão
Reduz o stress e melhora a auto-estima
Melhora a saúde cognitiva e o sono
Previne a obesidade e reduz a gordura corporal
Reduz o risco de osteoporose, fortalecendo ossos e articulações
Melhora a circulação sanguínea e reduz o risco de doenças cardiovasculares
Aumenta a força e resistência
Promove o convívio, se for realizada em grupo.
Este é um conselho válido para todas as idades, mas especialmente importante para os idosos. Antes de começar a caminhar regularmente, valide com o seu médico se o deve fazer. Este especialista fará uma avaliação global da sua história clínica, assim como do seu estado físico atual, e dar-lhe-á dicas úteis para esta prática. Por exemplo, qual a frequência ideal ou o tipo de terreno onde a deve realizar, entre outros. Dir-lhe-á, também, o que fazer no caso de sentir algum desconforto.
Existem, por todo o país, vários grupos informais de pessoas, de diferentes idades, que se juntam para caminhar. Além de começar uma rotina semanal com pessoas que têm os mesmos objetivos que os seus, existe uma vertente social que ultrapassa as fronteiras do desporto. Muitos destes grupos, por isso, acabam por fomentar amizades que ajudam no combate à solidão.
Qualquer que seja o seu nível de independência, é sempre preferível avisar os seus familiares mais próximos antes de fazer uma caminhada. Transmita-lhes o horário e local onde planeia realizar este exercício físico. Desta forma, caso tenha algum imprevisto, os seus filhos ou netos saberão o onde encontrá-lo.
A hidratação é essencial. Leve uma garrafa de água, por exemplo numa mochila leve, e pare regularmente para beber água. Em alternativa, planeie um percurso onde existam bebedouros.
O idoso deve caminhar por locais que conhece bem, em redor do seu prédio ou local de residência. Se possível, que não tenham passadeiras ou carros por perto, etc...




 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Atividades para manter os idosos ativos

Repleta de histórias, conquistas e trajetórias, a chegada da ...

Benefícios de viajar na terceita idade

Melhora a saúde física e mental; Estimula o contato pessoal ...

Sintomas de infarto feminino (e o que fazer)

Os principais sintomas de infarto feminino são sensaçã...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar