Cuidados para os idosos neste verão

Dicas No.305 | postado em Lunes, 13 Junio 2022

Com a chegada do verão e o aumento considerável da temperatura, os cuidados devem ser redobrados com os idosos. 
No entanto, as altas temperaturas e os efeitos do sol significam que precauções adicionais devem ser tomadas para evitar que os idosos sofram insolação ou outros problemas de saúde como resultado da exposição prolongada ao calor.
Ingerir líquidos frescos com frequência, em especial água e sumos naturais de fruta evitar bebidas com açúcar e alcoólicas.
Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia, em intervalos regulares.
Fazer refeições mais frequentes 5-6 por dia, leves e pouco condimentadas.
Vestir roupa leve, larga e fresca, adequada ao Verão.
Evitar fazer atividades físicas, saídas ou exporem-se ao sol nas horas de maior calor, isto é, entre as 11 horas e as 17 horas, usar menos roupa na cama.
Para alcançar maior conforto para os idosos e reduzir a sensação de sufoco em altas temperaturas, é fundamental que suas roupas sejam leves e respiráveis. Recomendamos tecidos como linho ou algodão soltos e, no caso de camisa com botões, evite abotoar os botões mais próximos do pescoço.
E se possível, à hora de maior calor, lance água nos terraços, varandins, telhados e outras superfícies envolventes da habitação.
Durante o dia, feche as janelas e as persianas ou portadas, enquanto a temperatura exterior for superior à interior, para não entrar ar quente.
Escolha a divisão mais fresca para a permanência dos idosos durante a hora de maior calor.
Se nas divisões da casa onde permanecem pessoas idosas a temperatura ambiente for superior a 25º, use ventoinhas para facilitar o arrefecimento.
Fazer caminhadas ajuda os idosos a estimularem os músculos e sentirem-se mais saudáveis. Manter o corpo ativo garante maior autonomia do idoso e evita quedas inesperadas, reduzindo o medo de andar sozinho.
A pele das pessoas idosas é um pouco mais fraca, de modo que a prevenção contra os efeitos do sol se torna ainda mais importante para eles. O uso de filtro solar é essencial quando os idosos saem de casa. Use pelo menos o fator 30.
Também no verão, as horas de sono são alteradas. O calor faz-nos dormir menos e, portanto, estar mais cansados durante o dia. Evitar este fato é muito mais importante quando se trata de pessoas idosas, já que as horas de sono são essenciais para um bom estado de saúde. Para conseguir controlar melhor as horas de sono, podemos recorrer à ajuda de um cronograma fixo. Além disso, fazer algum exercício durante o dia aumenta a fadiga e a sensação de sono, ajudando-os a dormir melhor.
Evite a cafeína ou álcool, a cafeína e o álcool, além de estimular e causar distúrbios nervosos nos idosos, favorecem a desidratação. É por isso que é muito importante evitar essas bebidas nos idosos, especialmente no verão.
Desfrutar do verão com os mais velhos é possível, mas reforçar os cuidados com eles garante o seu bem-estar e qualidade de vida, etc...



 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Conselhos de exercícios para o nervo ciático e como fazer

O nervo ciático é o maior nervo do corpo e inicia-se na colun...

Como reduzir a solidão e o isolamento dos idosos

Os idosos são especialmente vulneráveis à solidã...

COMO FAZER PEDICURE PARA OS IDOSOS: DICAS E CUIDADOS

Como fazer pedicure para os idosos, dicas e cuidados, você sabia que ...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar