Os idosos são mais propensos a desenvolver complicações graves quando infetados pelo novo coronavírus. Não se pode eliminar por completo o risco de contrair a doença, mas é possível limitá-lo.
O controlo de parâmetros de saúde, como a tensão arterial, o nível de açúcar no sangue ou a função pulmonar, se recomendados, não devem ser descurados. Fale com o médico sobre a melhor forma de o fazer no domicílio.
Se é fumador, tente deixar de fumar. Os fumadores são mais propensos a contrair a infeção pelo novo coronavírus, entre outros problemas de saúde.
Estar em casa, protegido, não significa ficar desligado do mundo. Fale pelo telefone ou através das redes sociais com amigos e familiares. Se sentir alguma debilidade, cansaço, mal-estar ou dor, não hesite em falar com alguém próximo ou ligar para os serviços de saúde.
Mantenha a lista de contactos de familiares, cuidadores, médicos, da farmácia e do centro de saúde num local acessível por exemplo, na porta do frigorífico. Faça de um vizinho da sua confiança um ponto de apoio, peça-lhe para guardar a sua chave, dê o respetivo contacto aos seus familiares próximos e vice-versa, para que possa servir de elo de ligação, em caso de necessidade. O ideal é ter também contactos regulares do exterior, de forma a assegurar um acompanhamento tão próximo quanto possível. Pode ser um familiar, um amigo, um grupo de voluntariado ou o serviço de apoio domiciliário, por exemplo.
Mexer-se e não se esquecer das refeições
A atividade física e a alimentação são dois pilares da saúde. Permanecer na habitação pode levar a algum descuido em ambas. Tente mexer-se, nem que seja andando pela casa: além de realizar as tarefas domésticas, sugerimos que se levante várias vezes, respire fundo, estique os braços e pernas, rode os pés e o pescoço, dê uma volta à divisão e vá à janela e à varanda, aproveitando para apanhar ar e sol.
O exercício da mente é também fundamental para cultivar a saúde mental e a memória. Além de ler e conversar com outras pessoas.
Melhorar cores, aromas, texturas e sabor da comida pode estimular o apetite. Aposte num cardápio variado e colorido. Os alimentos devem ser fonte de saúde, mas também de prazer. Mastigar bem melhora as secreções digestivas e a perceção do sabor.
Pedir ajuda Siempre que precisar, por exemplo fazer as compras online, e também usar máscara e lavar sempre as mãos com água e sabão...
Os nossos idosos estão entre os grupos mais vulneráveis ao no...
Ainda que seja uma doença mais comum na infância, a asma tamb&...
Na generalidade, o AVC ocorre devido a uma interrupção s&uacu...