Cuidados para idosos em casa durante a covid-19

Dicas No.246 | postado em Martes, 11 Enero 2022

Os idosos são mais propensos a desenvolver complicações graves quando infetados pelo novo coronavírus. Não se pode eliminar por completo o risco de contrair a doença, mas é possível limitá-lo.
O controlo de parâmetros de saúde, como a tensão arterial, o nível de açúcar no sangue ou a função pulmonar, se recomendados, não devem ser descurados. Fale com o médico sobre a melhor forma de o fazer no domicílio.
Se é fumador, tente deixar de fumar. Os fumadores são mais propensos a contrair a infeção pelo novo coronavírus, entre outros problemas de saúde.
Estar em casa, protegido, não significa ficar desligado do mundo. Fale pelo telefone ou através das redes sociais com amigos e familiares. Se sentir alguma debilidade, cansaço, mal-estar ou dor, não hesite em falar com alguém próximo ou ligar para os serviços de saúde.
Mantenha a lista de contactos de familiares, cuidadores, médicos, da farmácia e do centro de saúde num local acessível por exemplo, na porta do frigorífico. Faça de um vizinho da sua confiança um ponto de apoio, peça-lhe para guardar a sua chave, dê o respetivo contacto aos seus familiares próximos e vice-versa, para que possa servir de elo de ligação, em caso de necessidade. O ideal é ter também contactos regulares do exterior, de forma a assegurar um acompanhamento tão próximo quanto possível. Pode ser um familiar, um amigo, um grupo de voluntariado ou o serviço de apoio domiciliário, por exemplo.
Mexer-se e não se esquecer das refeições
A atividade física e a alimentação são dois pilares da saúde. Permanecer na habitação pode levar a algum descuido em ambas. Tente mexer-se, nem que seja andando pela casa: além de realizar as tarefas domésticas, sugerimos que se levante várias vezes, respire fundo, estique os braços e pernas, rode os pés e o pescoço, dê uma volta à divisão e vá à janela e à varanda, aproveitando para apanhar ar e sol.
O exercício da mente é também fundamental para cultivar a saúde mental e a memória. Além de ler e conversar com outras pessoas.
Melhorar cores, aromas, texturas e sabor da comida pode estimular o apetite. Aposte num cardápio variado e colorido. Os alimentos devem ser fonte de saúde, mas também de prazer. Mastigar bem melhora as secreções digestivas e a perceção do sabor.
Pedir ajuda Siempre que precisar, por exemplo fazer as  compras online, e também usar máscara e lavar sempre as mãos com água e sabão...


Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Cuidados especiais na alimentação dos idosos

Os nossos idosos estão entre os grupos mais vulneráveis ao no...

Como tratar Asma nos idosos

Ainda que seja uma doença mais comum na infância, a asma tamb&...

Os sintomas e o que fazer em casos de AVC

Na generalidade, o AVC ocorre devido a uma interrupção s&uacu...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar