Cuidados necessários com a sonda nasogástrica

Dicas No.54 | postado em Jueves, 22 Octubre 2020

A sonda nasogástrica é de grande utilidade no cuidado de pacientes que, porventura, apresentem problemas de deglutição ou não possam se alimentar por via oral, além de ser aplicada também com outras finalidades, como a preparação para cirurgias, e em procedimentos diagnósticos e terapêuticos.
A inserção da sonda é de responsabilidade do enfermeiro e o seu manuseio incorreto pode acarretar complicações, como infecções nas vias aéreas, náuseas, distensão abdominal, obstrução da sonda e perfurações do sistema digestivo.
Além da função alimentar, a sonda pode ser utilizada para lavagem gástrica, na preparação para cirurgias, para o estancamento de hemorragias e na drenagem de líquidos. Ademais, seu uso também é possível na administração de medicamentos de quimioterapia no tratamento oncológico.
Pode ser empregada tanto na internação hospitalar quanto na domiciliar e exige alguns cuidados para evitar problemas, como obstrução, entupimento, furo, rachadura, perda ou saída da sonda.
sonda deve ser fixada à pele com uma fita adesiva hipoalergênica ou esparadrapo, para evitar que seja retirada acidentalmente ou que se desloque para fora do estômago ou intestino.
Essa fixação deve ser trocada quando estiver suja ou solta, retire a fixação antiga, limpe o nariz com água e sabão, seque bem, sem friccionar; fixe a sonda sem passar na frente dos olhos ou da boca. A sonda não deve ficar dobrada, nem puxar a narina. Em caso de vermelhidão ou machucado na pele, fixar a sonda em outro local.
Por ser muito fina, a sonda pode entupir-se facilmente, impossibilitando a administração da dieta enteral. Para evitar este problema: injetar, com uma seringa, 40 ml de água filtrada, fervida e fria na sonda, antes e após a administração da dieta ou de medicamento, observar os cuidados com a administração de medicamentos; em caso de obstrução, injetar lentamente 20 ml de água filtrada, fervida e morna ou refrigerante tipo cola. Atenção: a sonda pode se romper caso a pressão para injetar a água seja muito forte.
Manter o paciente sentado ou com travesseiros nas costas formando um ângulo de no mínimo de 15 graus para receber a dieta, nunca deitado para evitar vômitos e aspiração da dieta para os pulmões, o que é muito perigoso, etc.


 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

As feridas nos idosos são provocadas por falta de mobilidade

Normalmente as escaras começam a aparecer nos quadris, calcanhares, ...

Desafios e Soluções: Construindo uma Sociedade Cuidadosa para os Idosos em Portugal

Os idosos desempenham um papel crucial na sociedade portuguesa, representan...

Como prevenir infeção urinária na terceira idade

A infecção urinária costuma ser bem comum durante ...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar