Com a pandemia, o isolamento das pessoas idosas fortaleceu a incidência de problemas relacionados à saúde mental.
Distúrbios mentais como depressão e ansiedade advindos da solidão do isolamento fizeram com que viver a terceira idade se tornasse ainda mais difícil.
Uma noite boa de sono é um dos pilares para uma vida saudável, ainda mais na terceira idade.
Não dormir bem aumenta consideravelmente o risco de incidência de problemas mentais. Existem pesquisas que comprovam que um sono desregulado é capaz de favorecer o Alzheimer.
O indicado é que o sono varie de 7 a 9 horas, a depender do organismo e do nível de cansaço de cada idoso.
Uma alimentação baseada em alimentos nutritivos e saudáveis é capaz de combater momentos estreses, com isso, melhora a qualidade de vida.
Também com os exercícios físicos, se colhe benefícios como a melhora do sistema cardiovascular e imunológico, e assim, se colhe também o bem-estar.
Filmes, séries, leituras, falar com os familiares por vídeo chamadas, são umas das formas de distrair a mente e de fugir da realidade mais indicada em momentos como o atual.
Além de portar uma grande carga cultural e de conhecimento se é ainda a forma de conhecer novos mundo e ter novas experiências sem sair de casa.
A saúde mental dos idoso deve ser uma prioridade assim como a física, e tal como ela, deve ser uma preocupação diária, com cuidados regulares.
Nos lares para idosos em Portugal, as relações interpessoais ...
Os idosos devem exercer a sua mente através da estimulaç&atil...
A perda de algumas capacidades físicas e cognitivas pode afetar seri...