Não é novidade para a população portuguesa o aumento de incidências e problemas com idosos que são levados para a urgência hospitalar, chegando mesmo a existir um aumento de um número de óbitos nas épocas de calor. Algumas vezes, estes casos ocorrem por não terem sido tomadas as precauções necessárias para evitar problemas comuns causados pelas vagas de calor, que se fazem sentir principalmente na terceira idade.
É seguro dizer que, especialmente para idosos com problemas renais ou respiratórios, as precauções que enumeramos são de uma importância extrema e que devem ser tomados cuidados independentemente do estado do idoso, quer esteja ele institucionalizado ou não. A monitorização do estado do idoso tem aqui um papel fundamental para prevenir os piores casos.
Idosos com antecedentes clínicos de problemas renais
Idosos com antecedentes clínicos de problemas respiratórios
Idosos obesos
Idosos com problemas cardiorrespiratórios
Idosos com medicação diurética que podem causar e agravar uma desidratação
Idosos com demências devem ser especialmente monitorizados, porque devido à natureza da doença podem ignorar sintomas como a desidratação e a temperatura corporal excessiva. Também utentes seniores com diabetes têm menos sensibilidade e poderão ignorar estes sintomas.
Caso não tenham a possibilidade de adquirir equipamentos de refrigeração da temperatura opte por acomodar o idoso nas divisões mais frescas e com menor exposição solar. Geralmente, os locais mais frescos são os pisos mais inferiores. Se decidir ir com o idoso para o exterior certifique-se que corre uma brisa e que a temperatura é mais baixa, porque nem sempre no exterior a temperatura é inferior à temperatura interior.
É importante que nestas alturas o idoso coma comidas ligeiras menos calóricas, e que se mantenha sempre hidratados. É importante que bebam bastantes líquidos durante todo o tempo que estejam acordados para manter o corpo hidratado. Nestas alturas é importante evitar bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína para prevenir a desidratação.
Coloque o idoso num local arejado e fresco
Refresque o idoso, se possível, recorrendo a um ventilador ou ventoínha
Pulverize com água fresca e coloque toalhas húmidas sobre os seus pulsos e pescoço, etc.
Se eres fumador, tente deixar de fumar. Os fumadores são mais ...
A reforma constitui a transição entre a atividade e a inativi...
Laranja, limão e quivi! São fontes alimentares de vitamina C...