CUIDADOS COM A PELE DO IDOSO

Dicas No.76 | postado em Martes, 24 Noviembre 2020

A pele do idoso e de todos nós é muito importante, e cuidar bem dela é mais importante ainda, até porque este é o principal local onde as pessoas identificam os primeiros sinais do envelhecimento, como as manchas de sol, as rugas, flacidez, etc.
Este processo é muito natural, afinal, o envelhecimento traz a perda da hidratação, da elasticidade e oleosidade da pele do idoso. Entretanto, por sempre estar tão exposta, a pele acaba se tornando mais frágil e vulnerável ao aparecimento de infecções ou machucados.
Além disso, existem algumas doenças que aparecem na terceira idade, por exemplo, que deixam o nosso organismo mais frágil e suscetível aos agentes nocivos que atacam a circulação sanguínea.
Felizmente, existem alguns cuidados que, ao fazer diariamente, ajudam a preservar a pele do idoso, e se for feito ainda desde jovem, garante que a pessoa chegue na terceira idade com a cútis muito bem cuidada. 
Tomar banhos muitos quentes e por muito tempo causa ressecamento da pele do idoso, e de qualquer outra pessoa. O ideal é tomar banho na água morninha, se estiver muito frio e a água quente for inevitável, deixe para lavar apenas a cara na água morna. Não esqueça que o sabão deve ser passado com cuidado e gentileza, passá-lo de maneira brusca, esfoliando, pode alterar a cama hidratante natural do nosso corpo. Hidratação
O banho acaba e é hora de hidratar. Passar hidratante na pele do idoso após o banho é a hora ideal, uma vez que os poros ainda estão abertos e o vapor de água ajuda o creme a penetrar na pele.
Beber água é um hábito fundamental não apenas para a saúde da pele do idoso, mas para o corpo todo. Na terceira idade, isso é uma coisa que pode ser negligenciada, uma vez que a tendência é sentir menos sede. Por isso, tente manter uma rotina diária para beber pelo menos 2 litros de água, mesmo que seja sem vontade.
Quando o idoso vai apanhar sol,
o ideal é sempre passar o protetor pelo menos 15 minutos antes de se expor ao sol, para que o produto seja totalmente absorvido pela pele, e evitar ao máximo o sol entre às 10hrs e 16hrs, pois é quando os raios ultravioleta ficam ainda mais intensos, etc.
 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

A importância do banho de sol para os idosos

Uma exposição sadia ao sol é benéfica nã...

Como Ser um Bom Cuidador de Idosos

Cuidar de um idoso é uma tarefa que requer não só habi...

Alzheimer, doença do esquecimento.

Considerada como uma das doenças ligadas à terceira idade, vi...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar