Cuidados a ter com a degeneração macular dos idosos

Dicas No.154 | postado em Jueves, 22 Abril 2021

A degeneração macular relacionada à idade é a causa mais comum de perda da visão em pessoas acima dos 50 anos. Nos estágios iniciais a doença não costuma apresentar sintomas, por isso é importante que as avaliações sejam realizadas frequentemente.
Em alguns casos os sinais são embaçamento na visão central, especialmente durante as tarefas como leitura ou costura. Conforme a progressão da doença, algumas manchas podem se formar na vista. Na maioria dos casos afeta os dois olhos.
Existem dois tipos de degeneração macular  a seca e úmida.
A degeneração úmida, sendo apenas 10% dos idosos que desenvolvem a doença, a  úmida é mais agressiva que a seca. Isso porque sua causa é caracterizada pelo crescimento de vasos sanguíneos anormais sob a retina.
Este processo é nomeado de neovascularização coroidal e causa vazamento de sangue e líquido para dentro da retina, gerando distorção na visão, isso provoca pontos cegos e perda da visão central, etc.
Degeneração seca, esse tipo de degeneração é a mais comum em idosos, correspondendo a aproximadamente 90% dos diagnósticos da doença ocular. Seu surgimento é causado devido ao desgaste dos tecidos da mácula e normalmente afeta menos a visão do que a  úmida.
A degeneração macular seca em sua forma atrófica pode causar pontos cegos no centro da visão dos pacientes. Já nos casos mais avançados, pode ocorrer a perda de visão central.

 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Por que razão as mulheres têm maior risco de aneurisma

De um modo geral, os aneurismas cerebrais são 60% mais comuns nas mu...

Cancro em pessoas idosas

Cancro numa pessoa idosa O cancro é conhecido por não escolh...

Alimentos ricos em vitamina D para os idosos

Existem duas formas de vitamina D a vitamina D3 colecalciferol, que é...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar