Covid-19: O que idosos e familiares devem saber para enfrentar a pandemia

Dicas No.49 | postado em Viernes, 16 Octubre 2020

As pessoas acima dos 70 anos estão mais vulneráveis a contrair a covid-19. Além disso, a taxa de mortalidade é mais alta para quem tem mais de 80 anos. 
O mundo está ainda a aprender a lidar com a covid-19 e com o vírus que a causa, o SARS-Cov-2, que já matou mais de 258 mil pessoas e infectou mais de 3,6 milhões. Para já, há algumas certezas sobre a forma como o novo coronavírus afecta os humanos. A idade é um dos principais factores de risco: os idosos aparentam desenvolver uma forma mais grave da doença.
 Os sintomas mais comuns da covid-19 são a febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar sinais e sintomas idênticos aos da gripe sazonal, tais como dores corporais, congestão e corrimento nasal, garganta inflamada e diarreia, sintomas estes que costumam ser ligeiros e começam gradualmente. Cerca de uma em cada seis pessoas que contrai covid-19 fica bastante doente e desenvolve problemas respiratórios graves. Os mais velhos ou pessoas com outros problemas de saúde estão mais propensos a desenvolver doença grave.


Os cuidadores devem ter os cuidados redobrados com os idosos.
Ficar em casa, promover um distanciamento físico que lhes permita reduzir ao mínimo a exposição ao vírus” é a recomendação mais destacada pelos profissionais de saúde. Além disso, os idosos, tal como o resto da população, podem tomar algumas precauções simples.




Lave as mãos com água e sabão ou higienize com um gel à base de álcool, regular e extensivamente. Esta acção mata o vírus.
Mantenha pelo menos um metro de distância entre si e quem quer que tussa ou espirre. Quando alguém tosse ou espirra, liberta gotículas do nariz ou boca, que podem conter o vírus. Se estiver muito próximo pode inspirar essas gotícula.


Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam em muitas superfícies e podem transferir o vírus para essas partes do corpo.
Certifique-se de que segue uma boa etiqueta respiratória, assim como aqueles à sua volta. Isto significa tapar a boca e nariz com a prega do cotovelo ou com um lenço de papel sempre que tosse ou espirra. Se usar um lenço, descarte-o imediatamente, etc.
 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Vacina de gripe para idosos

  “A vacina é recomendada para determinados grupos popul...

CONSELHOS PARA EVITAR A DEPRESSÃO NOS IDOSOS

Dizem que todas as fases da vida tem os seus momentos e em todas elas temos...

Qual a importância dos cuidados pessoais para os idosos

Tomar banho, vestir, calçar e cuidar da higiene pessoal, são ...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar