CONSELHOS PARA CUIDADOS DA HIGIENE DE UM IDOSO EM CASA

Dicas No.375 | postado em Jueves, 24 Noviembre 2022

A higiene é uma necessidade básica do nosso dia-a-dia. Há momentos em que as pessoas, seja por dependência ou idade, precisam de ajuda para se cuidar diariamente.
Embora a nossa higiene seja algo simples, não devemos pensar que ajudar outras pessoas nessa tarefa seja assim tão simples. É importante conhecer algumas orientações e dicas para o fazer bem.
Em primeiro lugar, é importante fazer uma limpeza básica diária escovar os dentes e lavar o rosto, entre outros. O banho pode ser dia sim, dia não, embora, se possível, seja preferível fazê-lo diariamente.
É fundamental fazer uma higiene completa, lavando todas as áreas.
O cabelo não precisa ser lavado todos os dias. Pode ser feito uma ou duas vezes por semana. Deve-se usar um shampô suave e delicado e certificar-se de que fazemos uma lavagem completa e profunda.
Na higiene corporal, é aconselhável o uso de sabonete neutro, sem perfume.
É imprescindível secar completamente todo o corpo. Devemos fazê-lo com cuidado e delicadeza, evitando deixá-lo húmido, pois pode gerar fungos ou dermatites.
É conveniente hidratar todo o corpo com um bom creme. É importante estar atento ao fazê-lo, caso possam aparecer manchas, feridas ou erosões.
Se é homem e precisa fazer a barba, pode fazer-se diariamente ou semanalmente, mas é aconselhável não apressar a tarefa. Por fim, deve-se hidratar bem com creme de barba.
E Para o nariz, podemos usar soro fisiológico, para evitar acumulação de mucosa.
As orelhas devem ser lavadas com água e sabão e passadas com cotonetes, evitando colocar água no ouvido. Se usa aparelho auditivo, é necessário limpá-lo e desumidifica-lo todos os dias.
É importante cuidar dos pés, com limpeza semanal das unhas e tratamento de eventuais calosidasdes.
Quando coloca perfumes ou colónias, o melhor é aplicá-los na roupa e não na pele, pois podem resecar a pele.
Se a pessoa tem alto grau de dependência, devemos fazer a higiene na cama. É importante fazê-lo por áreas e recomenda-se seguir esta ordem, pescoço, tronco, braços, axilas, pernas, costas, pés, genitais e região perianal. Depois, deve-se secar rapidamente para evitar que esfrie.
Na pessoa com menos dependência, a higiene deverá ser feita no chuveiro. Devemos ajudar, para que a pessoa não tropece nem caia. É importante ter poltronas ou puxadores no chuveiro, preparar com antecedência tudo o que for necessário e ter atenção para que não haja áreas ou produtos escorregadios. Além disso, a água que utilizamos deve ser morna e não devemos prolongar a duração do banho não mais de 15 minutos, pois a pele fica desidratada e pode causar queda da pressão arterial.
Somos especialistas no cuidado a idosos dependentes, etc.



 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Como lidar com a artrite nos idosos

É uma doença degenerativa, o que significa que os sintomas te...

Benefícios da acupuntura para os idosos

A acupuntura oferece uma abordagem complementar e alternativa importante aj...

Prevenindo Quedas: Como Manter o Equilíbrio na Idade Avançada

À medida que envelhecemos, a preocupação com a seguran...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar