Conselhos para a medicação dos idosos

Dicas No.127 | postado em Viernes, 05 Marzo 2021

Os medicamentos são parte integrante da vida da maioria dos nossos idosos, permitindo manter sob controlo as várias doenças crónicas de que padecem, contribuindo para uma melhoria da sua qualidade de vida. 
Em casa, necessita de ter um modo de organização que possa facilmente cumprir de forma segura a toma correta, à hora certa de todos os medicamentos que o idoso necessita. Pelo seu caracter mais prático, há cada vez mais idosos que utilizam caixas com pequenas divisórias pequeno-almoço, almoço, jantar, deitar para organizar a toma diária dos seus medicamentos.
Mantenha os medicamentos nas embalagens originais, pois assim é mais fácil controlar a data de validade dos mesmos e evita que se misturem com outros medicamentos. Mas, se preferir colocar os medicamentos em caixas para o efeito, as chamadas caixas porta-medicação, prefira sempre as que tenham tampa e utilize caixas diferentes para diferentes tipos de medicamentos por exemplo, material de penso, medicamentos orais ou medicamentos de inalar .
Para evitar confusões e erros, devolva sempre os medicamentos que já não utiliza à sua farmácia, para serem devidamente tratados, ou se não o fizer, guarde-os noutro lugar, bem longe da sua medicação diária.
Em casos em que seja possível pode ser programado o telemóvel ou despertador para a hora da toma, para o idoso se lembrar da toma do medicamento.
São muitas as vezes em que os idosos interrompem a toma de um medicamento quando se sentem melhor ou porque sentem que lhes está a fazer pior.
O familiar ou cuidador deve ter atenção e verificar se a toma dos medicamentos está a ser respeitada.
Lembre-se manter os medicamentos em local seco e fresco e de preferência fora do alcance de crianças, vitar guardar medicamentos na casa de banho, pois a humidade pode alterar a medicação, etc.


 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Importância da autonomia e independência na terceira idade

Quando se convive com um idoso, é muito comum adquirir o hábi...

Dificuldades da gestão da dor na terceira idade

A população idosa é propensa a sentir mais dor do que ...

Como manter a saúde dos idosos

Adotar hábitos para manter os idosos saudáveis, é fund...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar