O nervo ciático é o maior nervo do corpo e inicia-se na coluna lombar, passa pelos glúteos e parte posterior da coxa, se estendendo até os pés, e quando ocorre inflamação no ciático, a pessoa pode ter dor que se irradia para a perna, com sensação de formigamento ou queimação.
Os exercícios para nervo ciático, como os exercícios de alongamento e fortalecimento, permitem aliviar a dor e a inflamação, melhorar os movimentos da perna e promover o fortalecimento dos músculos em volta do nervo ciático, e devem ser feitos sempre com a orientação de um fisioterapeuta pois é importante avaliar a dor e o tipo de limitação de cada pessoa.
É importante consultar o ortopedista sempre que apresentar dor no ciático para fazer o diagnóstico, identificar a causa da dor, e iniciar o tratamento mais indicado que pode ser com fisioterapia ou medicamentos prescritos pelo médico.
Os exercícios de alongamento para o nervo ciático ajudam a alongar a musculatura da região lombar, glúteos e coxa, como o bíceps femoral, piriforme e piramidal, aliviando a dor no nervo ciático. Esses alongamentos devem ser feitos com movimentos suaves, de forma que a pessoa se sinta confortável para não causar maior irritação do nervo ciático e piorar a dor, e podem ser feitos de uma a duas vezes ao dia.
O alongamento do bíceps femoral permite alongar o músculo localizado na parte de trás da coxa, e também alonga o glúteo e a lombar.
Deitar de barriga para cima e dobrar os joelhos mantendo os pés no chão. Com a ajuda das mãos, trazer um joelho ao peito, mantendo essa posição por cerca de 30 segundos. Fazer o mesmo com a outra perna, mesmo que sentir dor em apenas uma das pernas.
Também o exercício de contração do abdômen trabalha a respiração e o fortalecimento dos músculos do abdômen.
Deitar no chão de barriga para cima e dobrar as pernas, mantendo os pés no chão. Expirar o ar dos pulmões o máximo que conseguir, contraindo o abdômen como se tivesse levando o umbigo em direção às costas, mantendo esta contração por cerca de 10 segundos e depois relaxar completamente, inspirando lentamente.
E o exercício com a almofada entre os joelhos ajuda a fortalecer o abdômen e glúteos, além dos músculos internos da coxa.
Deitar no chão com as pernas dobradas e os pés apoiados no chão. Colocar uma almofada entre os joelhos, mantendo a contração do abdômen e, ao mesmo tempo, apertar uma perna contra a outra, durante 5 segundos e soltar, repetir 3 vezes..
A primavera traz consigo dias mais longos e quentes e um despertar da natur...
Evitar esta doença depende, em grande parte, da adoção...
Depois de tantos anos de estresse. Carro, trabalho. Você tem que se a...