A sensação de joelhos rígidos e doloridos afasta qualquer ideia de se exercitar, pois só o pensamento de dar algumas voltas no quarteirão ou fazer uma série de agachamentos parece aumentar a dor da artrose no joelho.
Mas, não precisa se exercitar de maneira intensa para obter benefícios como a diminuição da dor e melhora da mobilidade. Fazer os exercícios apropriados, de maneira correta, irão te ajudar a conviver melhor com a artrose no joelho.
Muitas pessoas pensam que é melhor poupar a articulação, quando ela está dolorida ou endurecida, para não piorar o problema. Mas, não movimentar-se é a pior atitude que podes tomar neste caso. Apesar de, no primeiro momento, parecer desafiador e perigoso, os exercícios físicos podem te ajudar, se feitos da maneira correta.
Isso porque os exercícios físicos vão promover o fortalecimento dos músculos em torno da articulação afetada, aumentar a densidade óssea e melhorar o seu equilíbrio.
Ter músculos mais fortes em torno do seu joelho, ossos mais resistentes e um melhor equilíbrio vão ajudar a articulação enfraquecida, fazendo com que ela tenha menos trabalho para te manter em pé e em movimento. Quanto mais fracos forem os músculos em torno do joelho, maior será o estresse na articulação.
Te dar mais energia e ânimo para a realização das tarefas diárias, tirando a sensação de limitação e fadiga.
Melhorar a qualidade do sono.
Ajudar no controle do peso, o que é fundamental para diminuir o impacto nas articulações.
Por exemplo, esse exercício tem como objetivo o fortalecimento dos quadríceps, que são os músculos da parte da frente da coxa, e também os músculos dos glúteos. Estes músculos ajudam a absorver o impacto, diminuindo o trabalho dos joelhos.
Mantenha-se de pé, com a coluna bem reta e os pés apoiados no chão.
Cruze os braços à frente do seu peito, para que a força do movimento seja feita pela coxa e não pelo impulso dos braços.
Agache lentamente, sem mexer os pés. Sinta o trabalho dos quadríceps e dos glúteos.
Agora, lentamente, suba para a posição inicial e se prepare para fazer uma nova repetição.
Faça esse movimento agachar e subir durante 1 minuto, de forma lenta e controlada, por último o seu médico ou fisioterapeuta pode lhe orientar quais exercícios tens que fazer para melhorar a artrose nos joelhos.
Porque nem todo tipo de atividade física é indicada para quem tem artrose no joelho, alguns exemplos desaconselhados são corrida, jump, step e lutas marciais, por exemplo, pois podem produzem grande impacto nos joelhos, podendo aumentar a lesão, agravando a doença e aumentando a necessidade de cirurgia.
Além dos exercícios, para controlar a dor no joelho e melhorar a qualidade de vida da pessoa é preciso investir em outras formas de tratamentos que incluem alimentação, uso de remédios e terapias alternativas, por exemplo, etc.
As pessoas que têm 65 anos ou mais são muito mais suscet&iacut...
O enfarte agudo do miocárdio mata, em média, 12 pessoas por d...
Portugal é o quarto país da União Europeia com maior p...