Comportamento ansioso nos idosos

Dicas No.276 | postado em Martes, 22 Febrero 2022

Para algumas pessoas a ansiedade pode ser um sintoma angustiante. Aqui abordam-se as causas dos comportamentos ansiosos e sugerem-se algumas formas eficazes de controlá-los.
As mudanças no comportamento das pessoas com Demência são muito comuns. Algumas pessoas podem ficar preocupadas e ansiosas, mas serem incapazes de dizer o que está a perturbá-las. A pessoa pode ficar inquieta e andar de um lado para o outro ou, por vezes, parecer que está aborrecida e não sair do mesmo sítio. Noutras situações, a pessoa pode agarrar-se ao cuidador, caso tente sair do quarto ou de casa.
Outro comportamento ansioso comum é a pessoa com Demência seguir o cuidador por toda a casa, como se fosse a sua sombra. Alguns familiares e cuidadores descreveram o stress de serem constantemente seguidos pela pessoa com Demência, sendo incapazes de encontrar qualquer privacidade, inclusive na casa de banho.
Existem muitas razões pelas quais os comportamentos se alteram. Cada pessoa com Demência irá reagir às circunstâncias da sua própria maneira. Por vezes, o comportamento pode estar relacionado com as alterações que estão a ocorrer no cérebro. Noutros casos, podem existir acontecimentos ou fatores no ambiente que desencadeiam o comportamento. Em algumas situações, uma tarefa, como por exemplo tomar banho, pode ser muito complexa. O comportamento também pode ser provocado pelo facto de a pessoa não estar a sentir-se bem.
É importante tentar compreender por que motivo a pessoa com Demência está a comportar-se de determinada maneira. Se os familiares e cuidadores conseguirem determinar o que está a desencadear o comportamento, podem responder às necessidades da pessoa e poderá ser mais fácil descobrirem formas de evitar que ele surja novamente.
Algumas causas frequentes de ansiedade são.
Alterações dentro do cérebro
Estas podem ser causa direta dos sentimentos de ansiedade.
Sentimentos de perda e tensão
À medida que as pessoas apresentam uma menor compreensão do que está a acontecer à sua volta podem ficar mais ansiosas. As pessoas com Demência podem sentir-se preocupadas com pessoas do seu passado ou procurarem um ambiente que lhes seja familiar, especialmente os lugares que lhes eram familiares numa fase anterior da sua vida.
Um exame médico vai ajudar a identificar a existência de quaisquer problemas físicos ou efeitos secundários adversos da medicação, a ansiedade pode ser um sintoma de depressão. Se suspeitar que existe uma depressão converse com o médico. É importante investigar e tratar uma depressão, sempre que se suspeitar da sua presença, tranquilize e apoie a pessoa,
tente reagir com calma e de modo gentil, se possível, aborde o sentimento subjacente, tente adequar o grau de dificuldade das tarefas ás reais capacidades da pessoa com Demência, dê à pessoa algo para manipular, tal como moedas ou uma bola anti stress.
Tente mudar as bebidas com cafeína para bebidas descafeinadas, se desenvolveu algumas estratégias para gerir os comportamentos ansiosos, tente certificar-se de que aquelas são compreendidas e utilizadas por quaisquer outras pessoas que também cuidem da pessoa com Demência, etc.





 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Dicas para os idosos manterem um peso saudável

Pode ser difícil notar mudanças graduais na saúde e co...

COMO USAR OS ANTIBIÓTICOS

Os antibióticos são uma das maiores descobertas do séc...

Cuidados com idosos na primavera

Estamos há poucos dias da chegada da primavera, uma das estaç...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar