Cerca de 44% dos idosos portugueses apresentam excesso de peso e 39% têm obesidade,
São diversas as complicações na saúde geralmente associadas à obesidade nos idosos.
Risco de diabetes de tipo 2
Níveis de colesterol e triglicerídeos anormais no sangue, tensão arterial elevada, aterosclerose, risco aumentado de problemas cardíacos.
Risco de cancro no pancreas, esófago, rins, entre outros orgãos, problemas urinários
Depressão e falta de auto-estima, entre outros.
Os especialistas recomendam que a abordagem à perda de peso para utentes de idade inferior a 80 anos seja feita com base em exercício aeróbico e de resistência, para uma segura perda de peso, desta forma, o exercício poderá ajudar a proteger a massa magra e promover a redução de peso. Na abordagem terapêutica do profissional de saúde é importante ter em atenção as limitações funcionais do utente para impedir complicações físicas associadas à prática de exercício físico.
No que diz respeito a terapias tradicionais de perda de peso, estudos mostram que a redução de peso se deve a cerca de 25% de perda de massa magra, o que pode ter efeitos adversos na saúde do utente.
Há idosos que não conseguem garantir o acesso diário aos alimentos, refere, apontando as condições económicas, o facto de não conseguirem ir sozinhos ao mercado, não terem quem lhes faças as compras, não conseguirem cozinhar ou a dependência de familiares que lhes falham, como as principais razões.
Causas de hipoglicemia, erros na alimentação, como passar mui...
Existem algumas práticas que podem ajudar a melhorar os cuidados den...
Melhora a saúde física e mental; Estimula o contato pessoal ...