COMO USAR OS ANTIBIÓTICOS

Dicas No.352 | postado em Martes, 11 Octubre 2022

Os antibióticos são uma das maiores descobertas do século XX, ajudando a mitigar uma série de doenças. Porém, o seu uso abusivo pode ser prejudicial à própria saúde e à da restante comunidade.
Os antibióticos são poderosos medicamentos que devem ser usados apenas na luta contra infeções provocadas por bactérias.
É por isso que não devem ser utilizados no combate de gripes ou constipações, pois não exercem qualquer ação sobre vírus, fungos ou parasitas.
Por serem tão potentes, os antibióticos não devem ser tomados sem que tenham sido prescritos pelo médico, pois podem não ser o medicamento ideal para a situação em causa, afetando as bactérias naturais do organismo.
Além disso, podem ter efeitos adversos, como uma reação alérgica, intoxicação reações alérgicas, intoxicações ou mesmo o não tratamento da doença. Mesmo que o médico tenha prescrito os antibióticos para uma situação semelhante, não devem ser tomados sem o consentimento do mesmo. É sempre necessária uma nova avaliação.
Tome a dose recomendada pelo médico, pois este teve em conta não só a doença, mas também o peso, idade e doenças relacionadas.
Tome o medicamento a horas certas faz toda a diferença, de modo a que as bactérias não se adaptem ao fármaco, tornando-se resistentes.
Leve o tratamento até ao fim, para que as bactérias morram e a infeção seja devidamente tratada, independentemente de se sentir melhor.
Não partilhe antibióticos. Nem sempre o que resulta para uma pessoa é indicado para outras. Cabe ao médico indicar qual a melhor solução.
Tome o medicamento com líquidos e alimentos certos, pois podem condicionar a eficácia do antibiótico. Cruzar a toma deste fármaco com o horário das refeições também deve ser evitado, pois existem alguns antibióticos cuja eficácia é afetada pela alimentação, uma vez que determinados alimentos interferem na ação das enzimas que metabolizam os antibióticos.
Evite misturar bebidas alcoólicas com antibióticos, pois potenciam ou neutralizam os efeitos do medicamento, podendo mesmo transformá-lo numa substância tóxica para o organismo.
Existe o risco de ter de tomar doses maiores para curar a doença ou de optar por um antibiótico mais forte, de haver maior dificuldade em identificar o antibiótico capaz de eliminar determinadas bactérias, e de criar resistência aos antibióticos.
Sempre que os antibióticos são utilizados de forma abusiva ou errada, existem riscos inerentes, os quais não se prendem apenas com a pessoa que o está a tomar, mas também com a comunidade à sua volta.




 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

APOIO AO DOMICÍLIO: O SEU MELHOR ALIADO

À medida que o tempo passa, as pessoas vão necessitando de um...

Em que momento o idoso não deve mais viver sozinho

Ter um idoso na família exige um acompanhamento próximo, para...

Diabetes nos idosos

Diabetes é uma doença muito comum e surge devido à obe...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar