Cuidar de um idoso ou mesmo jovem acamado não é uma tarefa simples. A muda da fralda, principalmente, é um momento que geralmente causa mais apreensão.
De três em três ou quatro em quatro horas, o cuidador deve verificar se as fraldas estão sujas e trocá-las caso note a presença de fezes ou urina. Desse modo, aumenta-se o conforto da pessoa e evita-se o aparecimento das típicas assaduras.
Sempre que possível, esta tarefa deve ser levada a cabo por duas pessoas, evitando que a pessoa caia da cama, por exemplo. Se não conseguir, encoste uma das laterais da cama à parede.
Para isso, pode utilizar gaze ou toalhitas húmidas, de forma a remover a maioria dos dejetos. Lave sempre a pessoa da frente para trás, para evitar o surgimento de infeções urinárias.
Com gaze limpa, usando água e sabão, ou com as toalhitas humedecidas adequadas, retire todos os restos de fezes que ainda possam existir.
Atenção: é importante fazer a limpeza da frente para trás, desde a região genital em direção ao ânus.
A fralda limpa deve ficar bem encostada ao corpo da pessoa acamada, na zona em que deverá ficar no final.
Seque bem a pele.
Os órgãos genitais e a anais devem ficar bem secos; pode utilizar uma compressa de gaze, uma toalha ou até mesmo uma fralda de algodão. É importante fazê-lo com movimentos suaves e escolher bem o material, para que não danifique a pele.
Coloque pomada.
Para evitar o aparecimento de irritações ou assaduras, este processo de hidratação é muito importante.
Vire a pessoa para a posição inicial.
Dessa forma, ela ficará em cima da fralda limpa. Depois, feche a fralda e tenha sempre muita atenção para que não fique demasiado apertada.
Aqui está uma pequena lista do que deve ter à mão no momento da muda
Uma fralda limpa e seca
Uma bacia com água morna e sabão e pomada.
Gazes limpas e secas, toalhas ou fraldas de algodão.
Demências frontotemporais designa um conjunto de doenças que a...
As próteses dentárias na terceira idade são utilizadas...
A canja de galinha ajuda a curar gripes e constipações ...