Como tratar Asma nos idosos

Dicas No.485 | postado em Martes, 25 Julio 2023

Ainda que seja uma doença mais comum na infância, a asma também pode ocorre na fase adulta, atingindo a saúde de idosos. Ao ser desenvolvida de forma tardia, ou seja, a partir dos 60 anos, a doença causa inflamação nas vias aéreas, provocando estreitamentos de canais pulmonares e dificultando a passagem de ar. Consequentemente, a respiração se torna comprometida.
Considerando que a doença pode ter uma evolução grave, é muito importante saber como tratar asma em idosos, evitando assim o risco para doenças crônicas e prejuízos no funcionamento de órgãos.
A asma é um problema crônico, relacionado a fatores genéticos e ambientais. A bronquite, por sua vez, tende a ter duração limitada, desencadeada por vírus e bactérias. A asma pode apresentar diferentes níveis de gravidade.
A asma consiste em uma doença inflamatória considerada crônica, não contagiosa, que afeta as vias aéreas e causa o estreitamento dos brônquios,tubos que levam o ar para dentro dos pulmões. Essa ação dificulta a passagem do ar e compromete a respiração do indivíduo.
A asma é um problema crônico, relacionado a fatores genéticos e ambientais. A bronquite, por sua vez, tende a ter duração limitada, desencadeada por vírus e bactérias. A asma pode apresentar diferentes níveis de gravidade.
Asma intermitente: quando os sintomas do doentes se manifestam até dois dias por semana e não prejudicam suas atividades diarias.
Asma leve persistente: ocorre quando os sintomas se manifestam mais do que duas vezes por semana e afetam levemente as atividades diarias do doente.
Asma moderada persistente: quando os sintomas se manifestam diariamente e prejudicam algumas atividades cotidianas.
Asma grave persistente: ocorre quando os sintomas se manifestam diariamente, com crise de asma que prejudica excessivamente as atividades do dia a dia. 
importante saber que, mesmo em caso de classificação de asma leve, sem o devido controle e tratamento, pode ocorrer uma crise de asma mais grave, com risco de morte. 
É comum que as crianças superem as crises de asma. Entretanto, os sibilos, chiados no peito, podem permanecer até a vida adulta, ou mesmo a asma voltar a manifestar-se alguns anos depois. 
Para aliviar a crise de asma nos idosos é importante que a pessoa que esteja sofrendo com os sintomas mantenha a calma, se coloque em uma posição confortável e recorra a sua bomba.
Contudo, em situações em que o medicamento não esteja por perto, é importante acionar a ajuda médica assim que sentir os primeiros sintomas, tentando controlar a respiração até a ajuda chegar.
Manter os ambientes limpos e evitar pó, não fumar
Evitar locais com pouca ventilação e sem a  luz do sol,
Igienizar frequentemente roupas de camas e travesseiros.








 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Arritmia cardíaca o que é, sintomas, causas e tratamento

Arritmia cardíaca é uma alteração no ritmo do b...

Tuberculose: o que saber sobre esta doença contagiosa

Existem três tipos de tuberculose, embora a mais comum seja a tubercu...

Como lidar com a artrite nos idosos

É uma doença degenerativa, o que significa que os sintomas te...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar