Como reconhecer os sinais de incontinência nos idosos

Dicas No.510 | postado em Miércoles, 10 Enero 2024

Por vezes os idosos sofrem de incontinência em silêncio, não querendo admitir que estão a ter pequenos inconiventes com perdas de urina ou fezes.
A incontinência urinária designa uma situação em que uma pessoa perde urina por acidente. Embora possa acontecer a qualquer pessoa, a incontinência urinária, ou a bexiga hiperativa, é mais comum em pessoas idosas, especialmente nas mulheres.
Os problemas de controlo da bexiga podem ser embaraçosos e levar as pessoas a evitar as suas atividades normais. Mas a incontinência pode muitas vezes ser evitada ou controlada.
Pode haver também incontinência intestinal, o que tem geralmente associado um estigma muito grande, que pode provocar muita vergonha aos idosos.
Localizada na parte inferior do abdómen, a bexiga é um órgão oco que faz parte do sistema urinário, que também inclui os rins, ureteres e uretra.
Durante a micção, os músculos da bexiga apertam-se para mover a urina para a uretra. Ao mesmo tempo, os músculos à volta da uretra relaxam e deixam a urina sair para fora do corpo.
Quando os músculos dentro e à volta da bexiga não funcionam como deveriam, a urina pode derramar, resultando em incontinência urinária.
A incontinência pode acontecer por muitas razões, incluindo infeções das vias urinárias, infeção ou irritação vaginal ou obstipação. Alguns medicamentos podem causar problemas de controlo da bexiga que duram pouco tempo.
É importante olhar para a higiene como um todo, o que implica prestar atenção a um conjunto variado de sistemas na vida do idoso.
Doenças como a artrite, que podem dificultar o acesso à casa de banho a tempo
Prolapso de órgãos pélvicos, que é quando os órgãos pélvicos, como a bexiga, reto ou útero, saem do seu lugar normal para a vagina ou ânus
Quando os órgãos pélvicos estão deslocados, a bexiga e a uretra não são capazes de trabalhar normalmente, o que pode causar fugas de urina.
Existem formas de ajudar a gerir a incontinência. O primeiro passo é reconhecer que algo está errado e procurar ajuda.

 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

COMBINAÇÕES DE RISCO ENTRE MEDICAMENTOS E ALIMENTOS

Alguns alimentos podem interferir com a sua eficácia. Por exemplo, o...

Como fazer a massagem cardíaca corretamente em pessoas adultas

A agilidade no socorro nos casos de parada cardíaca é fundame...

Problemas nos joelho dos idosos

A expectativa de vida tem aumentado constantemente, e passamos cada vez mai...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar