Como prevenir o glaucoma nos idosos

Dicas No.164 | postado em Miércoles, 12 Mayo 2021

O glaucoma é uma doença crônica que se desenvolve lentamente na visão, sem causar dor. Seu principal motivo é a produção em excesso do líquido ocular, mais conhecido como humor aquoso, que por falta de drenagem se acumula e aumenta os riscos de lesões.
Seu surgimento pode ser influenciado por diversos fatores, como diabetes, traumas oculares, hereditariedade e também o processo de envelhecimento. Por isso é importante que logo nos primeiros sintomas um profissional seja consultado, já que a falta de tratamento adequado pode levar a perda da visão. 
No início o glaucoma não costuma apresentar sintomas, apenas em casos já avançados é que a perda de visão começa a aparecer, a afetar primeiramente a periférica, a estreitar  progressivamente o campo visual até se transformar em visão tubular. 
Se descoberto no início, o tratamento é realizado clinicamente à base de colírios.  Porém, em casos mais graves é necessário fazer o uso de medicamentos orais, para que o resultado seja mais eficiente.
Para prevenir o glaucoma a  prática de alguns hábitos como exercícios físicos, evitar o stress, diminuir o consumo de café e bebidas energéticas, não fumar, usar óculos escuros sempre que for se expor ao sol e manter um sono regular, podem prevenir o desenvolvimento da doença, etc.



 

Veja mais dicas

Deixe o seu comentário

Clique para avaliar

Eu aceito o Condições de uso

EM TRABALHO processará esses dados com o único objetivo de atender à sua consulta. A base jurídica é o interesse legítimo. Apenas transferimos dados por obrigação legal. Tem o direito de acessar, retificar e excluir seus dados, além de outros direitos que pode consultar em nosso Política de privacidade.

Pode lhe interessar

Como tratar diarreia nos idosos

As pessoas de todas as idades podem contrair diarreia. Um adulto em m&eacut...

Um poema aos idosos

Quando passo pela praça, Eu os vejo cheios de graça, Esparr...

COMO ESCOLHER O MELHOR COLCHÃO PARA IDOSOS

Antes de escolher um colchão para idosos, alguns aspectos essenciais...

Este site usa cookies para garantir que obtenhas a melhor experiência- nossa política de cookies. Aceitar